INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 33

1 Então o Senhor disse a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o teu povo que tiraste da terra do Egito, para a terra que jurei a Abraão, Isaque e Jacó, dizendo: Dá-la-ei à tua semente.
2 Enviarei junto o meu anjo, diante de tua face, e ele expulsará os amorreus, os heteus, os ferezeus, os girgaseus, os heveus, os jebuseus e os cananeus.
3 Introduzir-te-ei em uma terra que mana leite e mel. Todavia, eu não subirei contigo, porquanto és um povo de dura cerviz, para que não te consuma no caminho.
4 O povo, tendo ouvido esse grave discurso, lamentou com vestes de pranto.
5 Porque o Senhor dissera aos filhos de Israel: Vós sois um povo obstinado. Tende cuidado para que eu não traga sobre vós uma outra praga e vos destrua. Agora, então, retirai vosso vestuário glorioso e vossos ornamentos, e eu vos mostrarei o que irei fazer convosco.
6 Então os filhos de Israel retiraram os seus ornamentos e os seus vestuários, no monte de Horebe.
7 Moisés, tomando a sua tenda armou-a fora do acampamento, a uma certa distância dele. E foi chamada: tabernáculo do testemunho. E acontecia que todo aquele que buscava o Senhor saia ao tabernáculo, que estava fora do acampamento.
8 Quando Moisés entrava no tabernáculo, fora do acampamento, todo o povo ficava olhando, cada um à porta da sua tenda; quando Moisés ia, eles o observavam, até que ele entrava no tabernáculo.
9 Quando Moisés adentrava no tabernáculo, a coluna de nuvem descia e ficava à porta; e Deus falava com Moisés.
10 Todo o povo via a coluna de nuvem em pé na porta do tabernáculo; e todo o povo levantava-se e adorava, cada um na porta de sua tenda.
11 O Senhor falava a Moisés face a face, como alguém deveria falar com seu amigo; então ele se retirava para o acampamento. Porém, o seu servo Josué, filho de Num, um homem jovem, não se apartava do tabernáculo.
12 Moisés disse ao Senhor: Eis que me disseste: Conduz este povo. Porém, tu não me mostraste quem hás de enviar comigo. E disseste-me: Eu te conheço acima de todos, e alcançaste graça comigo.
13 Se, então, tenho achado graça aos teus olhos, revela-te a mim, a fim de que possa ver-te claramente, e que eu ache graça aos teus olhos; e para que possa saber que esta grande nação é o teu povo.
14 E ele disse: Eu mesmo irei adiante de ti, e te darei descanso.
15 Porém, ele respondeu-lhe: Se tu mesmo não fores conosco, não me faças subir daqui.
16 E como deverá ser, com certeza, isto reconhecido, que tanto eu como estas pessoas têm achado graça diante de ti, a menos que vás conosco? Pois desta forma tanto eu como o teu povo seremos glorificados mais do que todas as nações, tantas quantas existem sobre a terra.
17 Então o Senhor respondeu a Moisés: Também farei por ti essa coisa que disseste, pois achaste graça diante de mim, e conheço-te mais do que a todos.
18 E Moisés disse-lhe: Manifesta-te para mim.
19 Respondeu-lhe Deus: Passarei diante de ti com a minha glória, e clamarei pelo meu nome, o Senhor, diante de ti. Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e apiedar-me-ei daquele por quem eu sentir piedade.
20 Disse Deus: Não deverás ver a minha face, pois nenhum homem poderá ver a minha face e viver.
21 E o Senhor disse: Vê, eis que há um lugar próximo a mim. Tu ficarás sobre a rocha.
22 Quando a minha glória passar colocar-te-ei numa fenda dela, e te cobrirei com a minha mão até que eu tenha passado.
23 Então retirarei a minha mão e verás as minhas costas; todavia, a minha face não deverá aparecer para ti.

Nenhum comentário: