INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 32

1 Quando o povo viu que Moisés tardava em descer do monte, ajuntou-se contra Arão, dizendo-lhe: Levanta-te e faz-nos deuses que vão adiante de nós. Quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que é feito dele.
2 Então, Arão disse-lhes: Tirai os brincos de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres e filhas, e trazei-os para mim.
3 E todo o povo tirou os brincos de ouro que estavam nas suas orelhas, trazendo-os para Arão.
4 Recebeu-os ele de suas mãos, e os trabalhou com o buril, fazendo deles um bezerro de metal fundido. E falou: Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.
5 Tendo-o visto, Arão construiu um altar diante dele. E Arão apregoou, dizendo: Amanhã é uma festa do Senhor.
6 Então havendo levantado cedo no dia seguinte, ofereceu holocaustos e uma oferta de paz. E as pessoas assentaram-se para comer e beber, e levantaram-se para se divertir.
7 Mas o Senhor falou a Moisés, dizendo: Vai, rapidamente; desce daí, porque o teu povo, o qual tiraste da terra do Egito, prevaricou.
8 Bem depressa saíram do caminho que lhe ordenaste. Eis que eles fizeram para si um bezerro e o adoraram; e sacrificaram-lhe, e disseram: Estes são os deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.
9, 10 Então, agora, deixa-me, e ficarei muito irado contra eles, e os consumirei; e farei de ti uma grande nação.
11 Entretanto, Moisés orou diante do Senhor Deus, dizendo: Por que, ó Senhor, estás muito irado contra o teu povo que tiraste da terra do Egito com grande força, e com o teu braço elevado?
12 Vê que em qualquer momento irão falar os egípcios, dizendo: Foi com má intenção que ele os tirou, para matá-los nas montanhas e lançá-los fora da terra. Cessa da tua ira e sê misericordioso com o pecado do teu povo,
13 lembrando-te de Abraão, Isaque e Jacó, teus servos, aos quais tens jurado por ti mesmo, e lhes tens falado, dizendo: Multiplicarei grandemente a tua descendência como as estrelas dos céus em multidão; e de toda esta terra da qual tu tens falado para dar-lhes, de modo que eles devam possuí-la para sempre.
14 E o Senhor arrependeu-se do mal que havia dito que faria ao seu povo.
15 Então Moisés voltou-se, descendo do monte, e as duas placas do Testemunho estavam nas suas mãos, placas de pedra escritas de ambos os lados. Pois haviam sido escritas de um e de outro lado.
16 As placas eram obra de Deus, e a escrita era a escrita de Deus que ele havia escrito sobre as mesmas.
17 Josué, havendo escutado a voz do povo gritando, disse a Moisés: Há um alarido de guerra no acampamento.
18 Porém, Moisés respondeu: Não é a voz dos que entram numa batalha nem a voz dos que iniciam o choro da derrota; todavia, é a voz dos que começam o banquete do vinho que eu escuto.
19 Quando chegou perto do acampamento ele avistou o bezerro e as danças. Então Moisés, ficando muito irado, arrojou as duas placas de suas mãos e quebrou-as em pedaços sob a montanha.
20 E tomando o bezerro que tinham feito ele o derreteu no fogo, e moeu-o finamente, dissolvendo-o em água. E fez com que os filhos de Israel bebessem dela.
21 E disse Moisés a Arão: O que este povo fez a ti, que trouxeste para eles um grande pecado?
22 Contudo, Arão respondeu a Moisés: Não fiques irado, meu Senhor. Tu conheces a impetuosidade deste povo.
23 Porquanto, eles me disseram: Faze-nos deuses que vão adiante de nós, porque, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que é feito dele.
24 E eu lhes disse: Se alguém tem ornamentos dourados, remova-os. Então eles me deram. E lancei-os no fogo, e saiu este bezerro.
25 Quando Moisés viu que o povo estava disperso (pois Arão os tinha espalhado, de modo a tornarem-se um regozijo aos seus inimigos),
26 postou-se na entrada do acampamento e disse: Quem está do lado do Senhor? Que venha para mim. E todos os filhos de Levi vieram a ele.
27 Então, disse-lhes: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Ponde cada um a sua espada sobre a sua coxa, indo e vindo, de porta em porta, pelo acampamento, matando cada um a seu irmão e cada um a seu vizinho, e a todo aquele que estiver mais próximo dele.
28 Os filhos de Levi fizeram o que Moisés lhes falara. E caíram do povo, naquele dia, até o número de três mil homens.
29 Então Moisés lhes disse: Vós tendes enchido as vossas mãos, neste dia, para o Senhor, cada um em seu filho ou em seu irmão; e, por esse motivo, a bênção será dada para vós.
30 E sucedeu, depois que o dia seguinte havia começado, que Moisés disse ao povo: Vós tendes cometido um grande pecado; portanto, agora, irei até Deus a fim de fazer expiação pelo vosso pecado.
31 Então Moisés voltou ao Senhor, e disse: Eu imploro, ó Senhor; este povo tem pecado grandemente, tendo feito para si deuses de ouro.
32 Agora, pois, se quiseres perdoar os seus pecados, perdoa-os; e, se não, risca-me do teu Livro, que tens escrito.
33 Mas o Senhor disse a Moisés: Se alguém tiver pecado contra mim, riscá-lo-ei do meu Livro.
34 Agora vai, desce, e leva este povo para o lugar a respeito do qual eu te falei. Vê que o meu anjo deverá ir adiante da tua face. Todavia, no dia em que visitá-los, trarei sobre eles os seus pecados.
35 E o Senhor feriu o povo por causa da feitura do bezerro, o qual Arão fizera.

Nenhum comentário: