INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 30

1 Farás também o altar do incenso, de madeira incorruptível.
2 De um côvado de comprimento e um côvado de largura o farás. Deverá ser quadrado, e a altura dele será de dois côvados. Seus chifres serão da mesma peça.
3 Dourarás a sua grelha com ouro puro, e os seus lados ao redor, e os seus chifres; e farás para ele uma borda trançada de ouro, ao redor.
4 Abaixo de sua borda trançada farás duas argolas de ouro puro. Tu as farás para os dois cantos, de ambos os lados, e elas deverão ser para o encaixe dos varais, para se carregar com eles.
5 Farás também os varais de madeira incorruptível, e os dourarás com ouro.
6 E o colocarás diante do véu que está sobre a arca do testemunho, de onde eu me tornarei conhecido a ti.
7 Arão queimará sobre ele o fino incenso composto, à cada manhã; sempre que ele aparar as lâmpadas deverá queimar o incenso sobre ele.
8 Acendendo Arão as lâmpadas, à noite, deverá queimar incenso sobre ele. É uma oferenda constante de incenso diante do Senhor, nas vossas gerações.
9 Não oferecerás incenso estranho sobre ele, nem uma oferta feita no fogo, nem um sacrifício; e não derramarás uma libação sobre ele.
10 Uma vez no ano Arão fará expiação sobre os seus chifres. Ele o purgará com o sangue da purificação, nas vossas gerações. É santíssimo para o Senhor.
11 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
12 Se fizeres a contagem dos filhos de Israel no seu recenseamento, e eles vierem a dar, cada um, o resgate por sua alma ao Senhor, então não deverá haver, entre eles, uma destruição quando forem visitados.
13 E isto é o que eles darão, todos os que passarem pelo recenseamento: a metade de um didracma, conforme o didracma do santuário. Vinte óbulos compõem o didracma, mas a metade do didracma é a oferta ao Senhor.
14 Todo aquele que passar pelo recenseamento, de vinte anos de idade e acima, dará a oferta ao Senhor.
15 O rico não dará mais e o pobre não dará menos do que a metade do didracma, ao darem a oferta para o Senhor a fim de fazer expiação por vossas almas.
16 Tomarás o dinheiro da oferta dos filhos de Israel e entregá-lo-ás para o serviço do tabernáculo do testemunho. Isso deverá ser para os filhos de Israel um memorial diante do Senhor, para fazerdes expiação por vossas almas.
17 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
18 Faze uma pia de bronze, e faz-lhe uma base de bronze, para lavagem. Colocá-la-ás entre o tabernáculo do testemunho e o altar, e derramarás água dentro dela.
19 Arão e seus filhos lavarão nela as mãos e os pés, com a água.
20 Sempre que eles forem para o tabernáculo do testemunho deverão lavar-se com água, para que não morram; sempre que se dirigirem ao altar a fim de servir e oferecer o holocausto ao Senhor.
21 Eles deverão lavar as mãos e os pés com água sempre que forem para o tabernáculo do testemunho. Deverão lavar-se com a água, a fim de que não morram. Isso lhes será um estatuto perpétuo, para eles e a sua posteridade depois deles.
22 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
23 Toma, também, ervas aromáticas. De flor escolhida de mirra, quinhentos siclos; e a metade disso, duzentos e cinquenta siclos, de canela de cheiro doce; e duzentos e cinquenta siclos de cálamo aromático;
24 e, de cássia, quinhentos siclos do santuário. E um him de azeite.
25 Farás disso um óleo sagrado para as unções, um unguento perfumado temperado pela arte do perfumista. Esse será o óleo da santa unção.
26 Com ele ungirás o tabernáculo do testemunho, a arca do tabernáculo do testemunho,
27 e todos os seus utensílios; o candelabro e todos os seus utensílios, o altar do incenso,
28 o altar dos holocaustos e todos os seus utensílios, a mesa e todos os seus utensílios, e a pia.
29 Santificá-los-ás, e eles serão santíssimos; todo aquele que tocar neles será santificado.
30 Ungirás Arão e seus filhos, e os santificarás para que possam ministrar como sacerdotes para mim.
31 E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Este será para vós o óleo da santa unção, nas vossas gerações.
32 Em carne de homem não deverá ser derramado, nem fareis para vós nada de acordo com essa composição. É santo, e será santo para vós.
33 Todo aquele que o fizer desta maneira, e todo aquele que dele der a um estranho, será exterminado dentre o povo.
34 E o Senhor disse a Moisés: Toma, para ti, ervas aromáticas: estoraque, ônica, gálbano doce e incenso puro. Deverá haver o mesmo peso de cada uma delas.
35 Farás com isso o incenso perfumado, temperado com a arte do perfumista, uma coisa pura e santa.
36 E, disso, tu deverás triturar uma parte, e a colocarás diante do Testemunho, no tabernáculo do testemunho, de onde eu irei me tornar conhecido a ti. Esse vos será um incenso santíssimo.
37 Não fareis nada para vós de acordo com esta composição. Essa será, para vós, uma coisa consagrada ao Senhor.
38 Todo aquele que fizer qualquer coisa da mesma maneira, a fim de cheirá-la, deverá ser eliminado do seu povo.

Nenhum comentário: