INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 3

1 Moisés apascentava as ovelhas de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã. Ele trouxe as ovelhas para perto do deserto, indo para o monte de Horebe.
2 Então um anjo do Senhor apareceu-lhe em chamas de fogo que saiam de uma sarça. Viu ele que a sarça queimava com o fogo; entretanto, não se consumia.
3 E Moisés disse: Aproximar-me-ei e observarei esta grande visão, porque a sarça não se consome.
4 Quando o Senhor viu que ele se aproximava para ver, chamou-o da sarça, dizendo: Moisés! Moisés! E ele falou: O que é?
5 Mas ele disse: Não te chegues para cá. Solta as sandálias dos teus pés, pois o lugar onde estás é terra santa.
6 E falou-lhe: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Então Moisés virou o rosto, porquanto temeu olhar para Deus.
7 E o Senhor disse a Moisés: Tenho certamente visto a aflição do meu povo que está no Egito, e ouvi-lhe o clamor, causado pelos seus feitores. Pois conheço a sua aflição;
8 e desci para livrá-los das mãos dos egípcios, a fim de trazê-los para fora daquela terra e conduzi-los à uma terra boa e ampla, à uma terra que mana leite e mel; ao lugar dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos girgaseus, dos heveus e dos jebuseus.
9 Portanto, agora, eis que o clamor dos filhos de Israel tem vindo a mim, porquanto vi a aflição com que os egípcios os afligem.
10 Vem, enviar-te-ei a Faraó, rei do Egito, e tirarás o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito.
11 Então Moisés respondeu a Deus: Quem sou eu que deveria ir a Faraó, rei do Egito, e que deveria tirar os filhos de Israel da terra do Egito?
12 Mas Deus falou a Moisés, dizendo-lhe: Eu serei contigo, e este será o sinal, para ti, de que te enviarei: quando tirares o meu povo do Egito, então servireis a Deus neste monte.
13 Porém, Moisés disse a Deus: Eis que sairei para os filhos de Israel e lhes falarei: O Deus de nossos pais me enviou a vós. E eles irão perguntar-me: Qual é o seu nome? O que deverei dizer-lhes?
14 Deus respondeu a Moisés, dizendo: Eu sou O Que É. E disse: Assim dirás aos filhos de Israel: O Que É enviou-me a vós.
15 E Deus disse, ainda, a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de nossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, enviou-me a vós. Esse é o meu nome, para sempre, e o meu memorial de gerações em gerações.
16 Vai, então, reúne os anciãos dos filhos de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de nossos pais tem aparecido para mim, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, dizendo: Eu, com certeza, olhei para vós e para todas as coisas que vos aconteceram no Egito.
17 E ele disse: Fá-los-ei subir da aflição dos egípcios à terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos girgaseus, dos heveus e dos jebuseus; à uma terra que mana leite e mel.
18 Eles ouvirão a tua voz, e tu e os anciãos de Israel deverão ir a Faraó, rei do Egito, e dizer-lhe: O Deus dos hebreus chamou-nos, e nós iremos, agora, em uma viagem de três dias ao deserto, a fim de que sacrifiquemos ao nosso Deus.
19 Todavia, eu sei que Faraó, rei do Egito, não vos deixará ir, salvo com mão poderosa.
20 Contudo eu estenderei a minha mão e ferirei os egípcios com todas as minhas maravilhas, as quais irei operar entre eles. E, depois disso, ele deverá enviar-vos.
21 Concederei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e ainda que haveis de escapar, não partireis vazios.
22 Entretanto, cada mulher pedirá à sua vizinha e companheira artigos de ouro e de prata, e vestuário. Vesti-los-eis sobre os vossos filhos e sobre as vossas filhas. Espoliai, pois, aos egípcios.

Nenhum comentário: