INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 28

1 Traz para junto de ti tanto a Arão, teu irmão, como a seus filhos, dos filhos de Israel; de modo que Arão, e Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão, possam ministrar para mim.
2 Farás, também, um santo vestuário para Arão, teu irmão, para honra e glória.
3 Falarás a todos aqueles que são sábios em entendimento, a quem tenho preenchido com o espírito de sabedoria e de compreensão, e eles farão as vestes santas de Arão para ele usar no santuário, vestes nas quais ministrará para mim como sacerdote.
4 E estas são as vestes que eles farão: o peitoral, o éfode, o manto comprido, a túnica com uma franja, a mitra e o cinto. Deverão fazer as vestes sagradas para Arão e seus filhos, a fim de me servirem como sacerdotes.
5 E deverão eles tomar o ouro, o estofo azul, a púrpura, o escarlate e o linho fino.
6 E farão o éfode de linho fino trançado, de obra tecida de bordador.
7 Deverá haver duas ombreiras, unidas às suas duas pontas, presas nos dois lados.
8 A obra tecida das ombreiras, a qual estará sobre elas, deverá ser de uma só peça, de acordo com toda a obra, de ouro puro, de estofo azul, de púrpura, de escarlate tecido e de linho fino trançado.
9 Tomarás duas pedras, pedras de esmeralda, e gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel.
10 Seis nomes na primeira pedra, e os outros seis nomes na segunda pedra, segundo as suas gerações.
11 Deverá ser, essa, uma obra da arte do cinzelador; como a gravura de um selo deverás gravar as duas pedras com os nomes dos filhos de Israel.
12 E porás as duas pedras nas ombreiras do éfode. São, elas, pedras de memorial para os filhos de Israel. Arão deverá carregar os nomes dos filhos de Israel, perante o Senhor, em seus dois ombros, como um memorial para eles.
13 Também farás engastes circulares de ouro puro,
14 e duas cordinhas de ouro puro, variegadas com obra de flores, trançadas; e porás as cordinhas trançadas nos engastes, fixando-os nas ombreiras, à frente.
15 E farás o oráculo do julgamento, da obra do bordador. De acordo com o éfode tu o farás, de ouro, azul, púrpura e escarlate tecido, e de linho fino trançado.
16 Fá-lo-ás quadrado. Será duplo, de um palmo de comprimento, e de um palmo a sua largura.
17 Entrelaçá-lo-ás com o engaste de quatro linhas de pedras. Deverá haver uma linha de pedras contendo um sárdio, um topázio e uma esmeralda; a primeira linha.
18 A segunda linha: um carbúnculo, uma safira e um jaspe.
19 A terceira linha: um jacinto, uma ágata e uma ametista.
20 A quarta linha: um crisólito, um berilo e uma pedra de ônix, assentados em volta com ouro, e unidos pelo ouro, encaixados em sua linha.
21 Que as pedras dos nomes dos filhos de Israel sejam doze, de acordo com os seus nomes, gravadas como selos; e que elas correspondam às doze tribos, cada uma de acordo com o seu nome.
22 Farás, sobre o oráculo, margens tecidas, uma obra trançada de ouro puro.
23, 24, 25, 26, 27, 28, 29 Arão trará os nomes dos filhos de Israel no oráculo do julgamento, sobre o seu peito, um memorial diante de Deus, para ele, quando for para o santuário. Colocarás as margens no oráculo do julgamento, e colocarás as cordinhas em ambos os lados do oráculo. E colocarás os dois engastes em ambas as ombreiras do éfode, em frente.
30 Porás a Manifestação e a Verdade sobre o oráculo do julgamento, e deverão estar no peito de Arão quando ele entrar no santo lugar, diante do Senhor. Arão carregará os juízos dos filhos de Israel sobre o seu peito, diante do Senhor, continuamente.
31 E farás a túnica comprida, toda de estofo azul.
32 Sua abertura será no meio, com uma franja redonda sobre a abertura, da obra do tecelão, entrelaçada na junção da mesma peça, para que não possa ser rasgada.
33 Sob a orla da túnica, embaixo, farás como se fossem romãs de uma árvore de romã em floração, de estofo azul, púrpura, escarlate tecido e linho fino trançado, sob a orla da túnica, ao seu redor. Semelhanças de romãs e, ao seu redor, campainhas de ouro, entre elas;
34 uma campainha dourada ao lado de uma romã, com a sua floração, na orla da túnica, ao seu redor.
35 E o som de Arão deverá ser ouvido enquanto ele ministrar, quando for para o santuário diante do Senhor e quando sair, para que não morra.
36 Farás também uma lâmina de ouro puro, e gravarás nela, à maneira da gravura de um selo: Santidade ao Senhor.
37 Tu a colocarás sobre uma fita de azul trançado, e permanecerá na mitra; deverá estar na frente dela.
38 Permanecerá sobre a testa de Arão, e Arão levará embora as iniquidades de suas coisas santas, de tudo aquilo que os filhos de Israel santificarem, em todas as dádivas de suas coisas santas. Estará na testa de Arão, continuamente, aceitável por eles, diante do Senhor.
39 As franjas das roupas deverão ser de linho fino. Também farás uma mitra de linho fino, e um cinto, feito com a obra do bordador.
40 Para os filhos de Arão farás túnicas e cintos. E far-lhes-ás as tiaras, para honra e glória. 
41 Colocá-los-ás em teu irmão Arão e em seus filhos, junto com ele. Tu os ungirás, encherás suas mãos e os santificarás a fim de que possam ministrar para mim no ofício de sacerdote.
42 E farás para eles calções de linho para cobrir a nudez de sua carne, os quais deverão alcançar dos seus lombos até as suas coxas.
43 Arão e seus filhos os usarão quando entrarem no tabernáculo do testemunho, ou quando se aproximarem do altar do santuário para servir; e, assim, não trarão pecado sobre si, a fim de que não morram. Esse é um estatuto perpétuo, para ele e para os seus descendentes depois dele.

Nenhum comentário: