INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 26

1 Farás o tabernáculo com dez cortinas de linho fino torcido, e estofo azul, púrpura e escarlate, tecido com querubins. Faze-os com o trabalho de um tecelão. 
2 O comprimento de uma cortina será de vinte e oito côvados, e a sua largura de quatro côvados; deverá haver uma mesma medida para todas as cortinas. 
3 Cinco cortinas estarão ligadas uma na outra, e as outras cinco cortinas, da mesma forma, completamente ligadas uma na outra. 
4 Farás para elas laçadas de estofo azul na borda de uma cortina externa, de um lado, para o acoplamento; e, da mesma forma, farás na borda da outra cortina externa, para o segundo acoplamento. 
5 Cinquenta laçadas farás numa cortina, e cinquenta laçadas na parte da outra cortina que corresponder ao acoplamento da primeira, em frente uns dos outros, correspondentes um ao outro em cada ponto. 
6 Farás, também, cinquenta argolas de ouro; e juntarás as cortinas umas às outras com as argolas. E o tabernáculo será um todo. 
7 E farás, para cobertura do tabernáculo, cortinas de peles com os seus pelos. Farás onze cortinas de peles. 
8 O comprimento de uma cortina será de trinta côvados, e a sua largura de quatro côvados. Deverá haver uma mesma medida para as onze cortinas. 
9 Então juntarás as cinco peles, e também juntarás as outras seis peles; e dobrarás a sexta pele na frente da tenda. 
10 E farás cinquenta laçadas na borda de uma pele, a que está no meio, para as junções; e cinquenta laçadas na borda da outra pele, a que junta-se com ela. 
11 Farás, também, cinquenta argolas de bronze, e juntarás as argolas pelas laçadas. Juntarás as peles, e serão uma só. 
12 E ajustarás, no final, o que sobrar das peles do tabernáculo. A metade da pele que ficar dobrarás para cima, conforme o excesso das peles do tabernáculo; tu o dobrarás para cima, por trás do tabernáculo. 
13 Um côvado deste lado e um côvado daquele lado, do que restar da pele, do comprimento das peles do tabernáculo, penderá sobre os lados do tabernáculo, de um e de outro lado, para que possa cobri-lo. 
14 E farás para a cobertura do tabernáculo peles de carneiros tingidas de vermelho, e peles azuis como revestimento, acima. 
15 Farás os pilares do tabernáculo de madeira incorruptível. 
16 De dez côvados farás cada pilar. E a largura de cada pilar será de um côvado e meio. 
17 Duas juntas farás em um pilar, correspondendo uma à outra. Dessa maneira farás todos os pilares do tabernáculo. 
18 E farás os pilares para o tabernáculo, vinte pilares no lado norte. 
19 Também farás, para os vinte, quarenta bases de prata: duas bases para um pilar, em ambos os seus lados, e duas bases para o outro pilar, em ambos os seus lados. 
20 E, para o outro lado, em direção ao sul, vinte pilares, 
21 e as suas quarenta bases de prata: duas bases para um pilar, em ambos os seus lados, e duas bases para o outro pilar, em ambos os seus lados. 
22 Na parte de trás do tabernáculo, a parte que está em direção ao oeste, farás seis pilares, 
23 e dois pilares nos cantos do tabernáculo, atrás dele. 
24 Eles deverão ser iguais embaixo; do mesmo modo eles serão dos seus topos até a primeira junta. Assim os farás, para que os dois cantos sejam iguais. 
25 Deverá haver oito pilares e as suas dezesseis bases de prata; duas bases para um pilar, em ambos os seus lados, e duas bases, igualmente, para o outro pilar. 
26 Farás, ainda, travessas de madeira incorruptível: cinco travessas para os pilares em um lado do tabernáculo, 
27 e cinco travessas para os pilares no outro lado do tabernáculo. E cinco travessas para os pilares no lado do tabernáculo que dá para o mar. 
28 E que a travessa do meio, entre os pilares, passe de uma extremidade até a outra extremidade. 
29 Dourarás os pilares com ouro, e farás argolas de ouro nas quais haverás de introduzir as travessas; e dourarás as travessas com ouro. 
30 Levantarás o tabernáculo de acordo com o padrão que te foi mostrado no monte. 
31 Farás também um véu de estofo azul, púrpura, escarlate tecido e linho fino torcido. Tu o farás com querubins de obra tecida,
32 e pô-lo-ás sobre quatro colunas de madeira incorruptível revestida com ouro. Seus topos serão de ouro, e as suas quatro bases deverão ser de prata. 
33 Porás o véu nos pilares e levarás para lá, para além do véu, a arca do testemunho. O véu deverá fazer para vós uma separação entre o Santo e o Santo dos Santos. 
34 E cobrirás com o véu a arca do testemunho, no Santo dos Santos. 
35 Porás a mesa fora do véu, e o candelabro defronte da mesa, ao lado sul do tabernáculo; e a mesa porás ao lado norte do tabernáculo. 
36 E farás uma cortina para a porta do tabernáculo, de azul, púrpura e escarlate tecido, e de linho fino trançado, trabalho de bordador. 
37 Farás também, para o véu, cinco colunas, e as dourarás com ouro; e os seus capitéis serão de ouro. Também fabricarás para elas cinco bases de bronze.

Nenhum comentário: