INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 2

1 Havia um certo homem, da tribo de Levi, o qual tomara como esposa uma das filhas de Levi. 
2 Ela concebeu, dando à luz uma criança do sexo masculino. Entretanto, tendo visto que ele era de bela aparência, escondeu-o por três meses. 
3 Então, quando já não podia mais escondê-lo, sua mãe tomou para ele uma arca, untou-a com betume, ajeitou a criança dentro dela e depositou-a na água lamacenta, na margem do rio.
4 E sua irmã permanecia observando, à distância, para saber o que iria acontecer com ele. 
5 Logo, a filha de faraó desceu ao rio para banhar-se, enquanto as suas servas caminhavam ao lado do rio. Tendo avistado a arca na lama enviou a sua serva, e puxou-a para cima. 
6 Havendo-a aberto, ela viu a criança chorando na arca. A filha de Faraó teve compaixão dele, dizendo: Este é um dos filhos dos hebreus. 
7 Logo, a irmã do menino disse à filha de Faraó: Queres que vá buscar-te uma ama dos hebreus, a fim de que amamente a criança para ti? 
8 A filha de Faraó respondeu: Vai. A jovem, então, foi, e chamou a mãe da criança. 
9 E a filha de Faraó disse-lhe: Cuida do menino, amamenta-o para mim e eu te darei o teu salário. Então a mulher tomou a criança e amamentou-a. 
10 Quando o menino havia crescido ela o trouxe à filha de Faraó, e ele tornou-se seu filho. Chamou ela o seu nome Moisés, dizendo: Tirei-o da água. 
11 E sucedeu, com o passar do tempo, que Moisés, havendo crescido, saiu a seus irmãos, os filhos de Israel. Havendo ele reparado na sua angústia, eis que avistou um egípcio ferindo um certo hebreu, de seus irmãos, dos filhos de Israel. 
12 Então, olhando em volta para um lado e para o outro, ele não enxergou ninguém; e matou o egípcio, escondendo-o na areia. 
13 Tendo saído, no segundo dia, viu ele dois homens hebreus lutando, e disse para o agressor: Por que feres o teu próximo? 
14 Contudo, ele lhe respondeu: Quem te constituiu príncipe e juiz sobre nós? Queres matar-me, assim como ontem mataste o egípcio? Então Moisés ficou alarmado e disse: Se é assim, esta questão já se tornou conhecida. 
15 Faraó ouviu a respeito desse assunto, e procurou matar Moisés. Depois disso, Moisés saiu da presença de Faraó, e habitou na terra de Midiã. Havendo ele entrado na terra de Midiã, assentou-se sobre um poço. 
16 O sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais alimentavam o rebanho de seu pai, Jetro. Elas vieram e tiraram água, até que encheram os seus cântaros, a fim de darem de beber ao rebanho de seu pai, Jetro. 
17 Então vieram os pastores, e começaram a afastá-las. Porém Moisés levantou-se, e livrou-as. E tirou água para elas, dando de beber ás suas ovelhas. 
18 Elas foram para Reuel, seu pai, e ele lhes disse: Por que tendes voltado tão rapidamente, hoje? 
19 Responderam-lhe: Um homem egípcio livrou-nos dos pastores, tirou água para nós e deu de beber às nossas ovelhas. 
20 Então ele falou as suas filhas, dizendo: Onde está ele? E por que tendes deixado sozinho o homem? Chamai-o, para que possa comer pão. 
21 E Moisés foi, estabelecendo-se com o homem; e ele deu a sua filha Zípora a Moisés, como esposa. 
22 A mulher concebeu, dando à luz a um filho, e Moisés chamou o seu nome Gérson, dizendo: Sou peregrino em uma terra estranha. 
23 Naqueles dias, depois de certo tempo, o rei do Egito morreu. Entretanto, os filhos de Israel gemiam por causa de seus encargos, e clamavam; e o clamor por causa de seus encargos subiu até Deus. 
24 E Deus escutou os seus gemidos, lembrando-se da sua aliança, feita com Abraão, Isaque e Jacó. 
25 Então Deus olhou para os filhos de Israel, e deu-se a conhecer a eles.

Nenhum comentário: