INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 19

1 No terceiro mês depois da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, nesse mesmo dia, chegaram eles ao deserto do Sinai.
2 Pois partiram de Refidim, chegando ao deserto do Sinai; e Israel acampou-se lá, diante da montanha.
3 Moisés, então, subiu ao monte de Deus. E Deus o chamou da montanha, dizendo-lhe: Estas coisas irás falar à casa de Jacó, e deverás relatá-las aos filhos de Israel:
4 Vós tendes visto tudo o que eu fiz aos egípcios. Pois tomei-vos, como sobre asas de águias, trazendo-vos para perto de mim.
5 Agora, se quiserdes realmente ouvir a minha voz, e se guardardes a minha aliança, sereis para mim um povo peculiar sobre todas as nações. Pois toda a terra é minha.
6 Sereis para mim um sacerdócio real e uma nação santa. Essas palavras deverás falar aos filhos de Israel.
7 Então Moisés chamou os anciãos do povo e relatou diante deles todas essas coisas das quais Deus os encarregara.
8 E todo o povo respondeu de comum acordo, dizendo: Todas as coisas que Deus tem falado, ouviremos e faremos! E Moisés relatou as palavras do povo para Deus.
9 E o Senhor disse a Moisés: Eis que eu venho a ti em uma coluna de nuvem, para que as pessoas possam me ouvir falando contigo e passem a acreditar-te, para sempre. E Moisés relatou as palavras do povo ao Senhor.
10 Disse o Senhor a Moisés: Desce, e, solenemente, reúne o povo. Santifica-o hoje e amanhã, e que eles lavem as suas vestes,
11 e estejam preparados para o terceiro dia. Porque no terceiro dia o Senhor descerá sobre o monte Sinai, diante de todo o povo.
12 Separarás o povo em redor, dizendo-lhes: Acautelai-vos, a fim de não subirdes ao monte, e para não tocardes em qualquer parte do mesmo. Todo aquele que tocar a montanha, certamente, morrerá.
13 Nenhuma mão deverá tocá-la, pois qualquer um que a tocar será apedrejado ou atravessado com um dardo. Seja animal ou homem, não deverá viver. Quando as vozes, as trombetas e a nuvem afastarem-se da montanha, então eles deverão subir nela.
14 Moisés desceu da montanha para o povo, e os santificou. E lavaram as suas vestes.
15 E disse ao povo: Estejais preparados. Durante três dias ninguém se aproxime de mulher.
16 E aconteceu, ao terceiro dia, quando a manhã se aproximava, que houve vozes e relâmpagos, e uma nuvem escura no monte Sinai. A voz da trombeta soou alto, e todas as pessoas no acampamento tremeram.
17 Então Moisés fez o povo sair do acampamento, ao encontro de Deus. E pararam abaixo do acampamento.
18 O monte Sinai estava completamente envolto em fumaça, porquanto Deus tinha descido sobre ele, em fogo. A fumaça subia como o fumo de uma fornalha, e as pessoas ficaram sobremodo maravilhadas.
19 Os sons da trombeta aumentaram, ficando muito altos. Moisés falou, então, e Deus respondeu-lhe com uma voz.
20 O Senhor desceu sobre o monte Sinai, no topo da montanha.  Chamou o Senhor a Moisés para o topo da montanha, e Moisés subiu.
21 Então Deus falou a Moisés, dizendo: Vai, e, solenemente, alerta as pessoas a fim de que em nenhum momento elas se aproximem de Deus para olhar, e uma multidão delas venha a cair;
22 e os sacerdotes que se aproximarem do Senhor Deus santifiquem-se, para que não sejam, alguns deles, destruídos por ele.
23 Então Moisés disse para Deus: O povo não poderá aproximar-se do Sinai, porquanto solenemente nos encarregaste, dizendo: Estabelecei limites na montanha, e santificai-a.
24 E o Senhor disse-lhe: Vai, desce; e sobe, tu e Arão contigo. Mas não permitas que os sacerdotes e as pessoas forcem seu caminho para chegar até Deus, a fim de que o Senhor não destrua alguns deles.
25 Então Moisés desceu até o povo, e falou com eles.

Nenhum comentário: