INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 18

1 Jetro, o sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que o Senhor fizera para seu povo, Israel; porquanto, o Senhor tirara Israel do Egito.
2 Então Jetro, o sogro de Moisés, tomou Zípora, a esposa de Moisés, depois de ela ter sido mandada de volta,
3 e seus dois filhos. O nome de um era Gérson, seu pai havendo dito: Eu era peregrino em uma terra estranha;
4 e o nome do outro era Eliezer, havendo ele dito: O Deus de meu pai é o meu ajudador, ele me salvou das mãos de Faraó.
5 Então Jetro, o sogro de Moisés, seus filhos e sua esposa saíram a Moisés no deserto, estando ele acampado no monte de Deus.
6 E falaram a Moisés, dizendo: Eis que Jetro, teu sogro, vem a ti, e tua esposa e teus dois filhos estão com ele.
7 Então Moisés saiu ao encontro de seu sogro, fazendo-lhe reverência, e beijou-o; e eles se abraçaram. E trouxe-o para a tenda.
8 Moisés relatou ao seu sogro todas as coisas que o Senhor fizera a Faraó e a todos os egípcios por amor de Israel, e todas as dificuldades que lhes haviam acontecido no caminho; e que o Senhor os resgatara da mão de Faraó e das dos egípcios.
9 Jetro ficou surpreso com todas as coisas boas que o Senhor fizera para eles; porquanto os resgatara das mãos dos egípcios e da mão de Faraó.
10 E Jetro disse: Bendito seja o Senhor, pois salvou-os das mãos dos egípcios e da mão de Faraó.
11 Agora sei que o Senhor é grande acima de todos os deuses, por causa disso, do que aconteceu quando eles os atacaram.
12 Jetro, o sogro de Moisés, tomou holocaustos e sacrifícios para Deus. Pois Arão e todos os anciãos de Israel vieram para comer pão com o sogro de Moisés, diante de Deus.
13 E sucedeu, depois da manhã, que Moisés sentou-se para julgar o povo. E todas as pessoas estiveram com Moisés desde a manhã até à noite.
14 Jetro, tendo visto tudo o que Moisés fizera ao povo, disse-lhe: Que é isto que lhes fazes? Por que te assentas só, e todo o povo está junto de ti desde a manhã até a noite?
15 Moisés respondeu ao seu sogro: Porquanto as pessoas vêm até mim para buscar o julgamento de Deus.
16 Pois sempre que há uma disputa entre eles, e eles vêm a mim, eu julgo a respeito de cada um, e lhes ensino as ordenanças de Deus e a sua lei.
17 Mas o sogro de Moisés lhe disse: Não fazes isto da forma correta.
18 Desgastar-te-ás com cansaço insuportável, tanto tu como todo este povo que está contigo. Esta coisa é difícil, e eis que não serás capaz de suportá-la sozinho.
19 Ora, então, ouve-me e irei aconselhar-te, e Deus será contigo. Sê tu para o povo nas coisas concernentes a Deus, e levarás as suas questões para ele.
20 Testemunhar-lhes-ás as ordenanças de Deus e a sua lei, e mostrar-lhes-ás as maneiras nas quais eles devem andar e as obras que devem fazer.
21 Todavia, procura para ti, de todo o povo, homens capazes e tementes a Deus; homens justos que abominem o orgulho. Porás sobre o povo capitães de milhares, capitães de centenas, capitães de cinquenta e capitães de dezenas.
22 E que eles julguem o povo em todos os momentos. Entretanto, o assunto que for demasiado complexo trarão a ti. Contudo, eles deverão julgar os casos menores. Dessa maneira aliviar-te-ão, e te ajudarão.
23 Se fizeres isso, Deus te fortalecerá e serás capaz de ministrar, e todas estas pessoas irão em paz para os seus próprios lugares.
24 Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, fazendo conforme tudo o que ele lhe dissera.
25 Então Moisés escolheu homens capazes de todo o Israel e os fez capitães de milhares, capitães de centenas, capitães de cinquenta e capitães de dezenas sobre o povo.
26 Eles julgaram o povo em todos os momentos; todos os assuntos demasiado complexos eles trouxeram a Moisés, mas todos os assuntos menores julgaram eles.
27 Então Moisés despediu o seu sogro, e ele voltou para a sua própria terra.

Nenhum comentário: