INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 17

1 A congregação inteira dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim, de acordo com os seus acampamentos, pela palavra do Senhor; e acamparam-se em Refidim. Porém, não havia água para o povo beber.
2 Então o povo injuriou Moisés, dizendo: Dá-nos água para beber. E Moisés disse-lhes: Por que me insultais, e por que tentais ao Senhor?
3 Ali o povo teve sede de água, e murmuraram contra Moisés, dizendo: Por que isto? Fizeste-nos subir do Egito para nos matar de sede, e aos nossos filhos, e ao nosso gado?
4 E Moisés clamou ao Senhor, dizendo: Que farei a este povo? Ainda um pouco, e eles irão me apedrejar.
5 Mas o Senhor disse a Moisés: Vai a este povo, e toma junto contigo dos anciãos dele. A vara com que feriste o rio toma na tua mão, e vai.
6 Eis que eu estarei lá antes de chegares, sobre a rocha em Horebe. Ferirás a rocha e a água sairá dela, e o meu povo beberá. Moisés assim o fez, diante dos filhos de Israel.
7 E chamou o nome daquele lugar Tentação e Injúria, por causa da injúria dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não?
8 Então veio Amaleque e pelejou contra Israel, em Refidim.
9 Moisés disse a Josué: Separa para ti homens poderosos, vai adiante e coloca o exército em ordem de batalha contra Amaleque, amanhã. Eis que eu estarei no topo da colina, e a vara de Deus estará em minha mão.
10 Josué fez conforme Moisés lhe dissera. Saiu, e colocou o exército em ordem de batalha contra Amaleque. Moisés, Arão e Hur, foram até o topo da colina.
11 E sucedeu que quando Moisés levantava as suas mãos Israel prevalecia, e quando ele as abaixava Amaleque é quem prevalecia.
12 Contudo, as mãos de Moisés estavam pesadas. Então eles pegaram numa pedra e a puseram debaixo dele; e assentou-se sobre ela. Arão e Hur apoiavam suas mãos, um de um lado e o outro do outro; e as mãos de Moisés estiveram apoiadas até o pôr do sol.
13 E Josué expulsou Amaleque e todo o seu povo, com o abate da espada.
14 Então o Senhor disse a Moisés: Escreve isto para memorial num livro, e fala-o aos ouvidos de Josué. Porquanto eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu.
15 Moisés edificou um altar ao Senhor, chamando o nome dele Senhor Meu Refúgio.
16 Porque com uma mão secreta o Senhor faz guerra contra Amaleque, para todas as gerações.

Nenhum comentário: