INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 16

1 Então, partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai. No décimo quinto dia, no segundo mês após a sua saída da terra do Egito,
2 toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão.
3 Os filhos de Israel disseram-lhes: Deveríamos, antes, ter morrido, feridos pelo Senhor na terra do Egito, quando estávamos assentados junto às panelas de carne e comíamos pão à saciedade! Pois nos trouxestes a este deserto para matar a toda esta congregação de fome.
4 Mas o Senhor disse a Moisés: Eis que eu farei chover pão em cima de vós, vindo do céu. O povo sairá, e eles irão recolher as suas porções diárias, para cada dia; a fim de que eu possa experimentá-los e ver se andarão em minha lei, ou não.
5 E virá a acontecer, no sexto dia, que eles deverão preparar tudo o que tiverem apanhado, e isto será o dobro do que terão ajuntado para cada dia, diariamente.
6 Então Moisés e Arão disseram à toda a congregação dos filhos de Israel: Ao entardecer ireis conhecer que o Senhor vos tirou da terra do Egito,
7 e pela manhã vereis a glória do Senhor; porquanto ele ouve a vossa murmuração contra Deus. E quem somos nós para que continueis a murmurar contra nós?
8 E Moisés disse: Isto acontecerá quando o Senhor vos der carne para comer, ao entardecer, e pão pela manhã, à saciedade. Porquanto o Senhor ouviu as vossas murmurações, que murmurais contra nós. E quem somos nós? Pois o vosso murmúrio não é contra nós, mas contra Deus.
9 E Moisés disse a Arão: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel: Chegai-vos diante de Deus, porque ele tem escutado o vosso murmúrio.
10 Quando Arão falou a toda a congregação dos filhos de Israel, voltando eles para o deserto, a glória do Senhor apareceu em uma nuvem.
11 Então o Senhor falou a Moisés, dizendo:
12 Tenho ouvido a murmuração dos filhos de Israel. Falai-lhes, dizendo: Ao entardecer vós comereis carne, e pela manhã vos saciareis com pão; e sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus.
13 Chegou a tarde, e subiram codornizes, cobrindo o arraial. E pela manhã veio a acontecer, quando o orvalho desapareceu de ao redor do arraial, 
14 que na superfície do deserto estava uma coisa pequena, semelhante à semente de coentro branco, como geada sobre a terra.
15 Vendo isso, os filhos de Israel disseram uns aos outros: Que é isto? Pois não sabiam o que era. E disse-lhes Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer.
16 E isto é o que o Senhor designou: colhei dele, cada um, para a sua própria família, um gômer por pessoa, de acordo com o número das vossas almas. Recolhei, cada um de vós, com os seus companheiros de tenda.
17 Então os filhos de Israel fizeram assim; e recolheram, alguns de mais, outros de menos.
18 E, havendo-o medido com o gômer, o que colhera muito não teve nada de mais, e o que tinha colhido pouco não ficou em falta. Cada um havia recolhido de acordo com a necessidade dos que lhe pertenciam.
19 Então, disse-lhes Moisés: Ninguém deixe nada dele até pela manhã.
20 Entretanto, não deram ouvidos a Moisés, e alguns deixaram dele até pela manhã. Mas criou bichos, cheirando mal. Então Moisés ficou irritado com eles.
21 E eles o recolhiam a cada manhã, cada homem o que dele precisava; e quando o sol esquentava aquilo derretia.
22 E aconteceu que no sexto dia eles recolheram o dobro do que era necessário, dois gômeres para cada homem. E todos os chefes da congregação foram e o relataram a Moisés.
23 E Moisés disse-lhes: Não é esta a palavra que o Senhor falou? Amanhã é dia de sábado, um descanso consagrado ao Senhor. O que tendes de assar, assai, e o que tendes de cozer, cozei. Tudo o que sobrar deverá ser deixado para o dia seguinte.
24 Então eles deixaram dele até pela manhã, como Moisés lhes dissera; e não cheirava mal, nem havia um só bicho nele.
25 Disse Moisés: Comei disto, neste dia, porque hoje é o sábado do Senhor, e não deverá ser encontrado na planície.
26 Seis dias o colhereis, e no sétimo dia é o sábado. Não haverá nada naquele dia.
27 Mas aconteceu, no sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, e nada encontraram.
28 E o Senhor disse a Moisés: Quanto tempo não ireis querer ouvir os meus mandamentos e a minha lei?
29 Vede que o Senhor vos deu este dia, o sábado; portanto ele, no sexto dia, deu-vos o pão de dois dias. Devereis assentar-vos, cada um em sua casa. Que ninguém saia de seu lugar no sétimo dia.
30 Então o povo guardou o sábado, no sétimo dia.
31 E os filhos de Israel chamaram o seu nome maná. Era como semente de coentro branco, e o seu gosto semelhante ao de uma bolacha com mel.
32 Disse Moisés: Isto é o que o Senhor ordenou: preencham um gômer com o maná, a ser depositado para as vossas gerações, a fim de que vejam o pão que comestes no deserto quando o Senhor vos tirou para fora da terra do Egito.
33 E Moisés disse para Arão: Toma um vaso de ouro, pondo nele um gômer completo de maná, e coloca-o diante de Deus, para que seja conservado em vossas gerações.
34 Conforme o Senhor ordenara a Moisés, Arão o pôs diante do Testemunho, a fim de se conservar.
35 Os filhos de Israel comeram o maná por quarenta anos; até que chegaram à terra habitada eles comeram do maná, até virem para a região da Fenícia.
36 Ora, o gômer correspondia à décima parte de três medidas.

Nenhum comentário: