INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 15

1 Então Moisés e os filhos de Israel cantaram este cântico a Deus. E disseram: Cantemos ao Senhor, porque grandemente tem sido glorificado. Cavalo e cavaleiro ele lançou no mar.
2 Ele foi para mim um socorro, um protetor a fim de salvar-me. Este é o meu Deus, e irei glorificá-lo; é ele o Deus de meu pai, e o exaltarei.
3 O Senhor, dando fim às guerras, o Senhor é o seu nome.
4 Ele lançou os carros de Faraó e o seu exército no mar, os capitães escolhidos, todos montados; afundaram no Mar Vermelho;
5 cobriu-os com o mar, foram-se ao fundo como uma pedra.
6 A tua destra, ó Deus, tem sido glorificada em força; a tua destra, ó Deus, quebrou os inimigos.
7 Na abundância da tua glória fizeste os adversários em pedaços; enviaste o teu furor, que os devorou como palha.
8 Pelo sopro da tua ira as águas se separaram. As águas ficaram condensadas como uma muralha; as ondas foram congeladas no meio do mar.
9 O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; satisfarei a minha alma. Destruirei com a minha espada, e a minha mão terá domínio.
10 Enviaste o teu vento, o mar os encobriu; afundaram-se como chumbo na água poderosa.
11 Quem é como tu entre os deuses, ó Senhor? Quem é semelhante a ti, glorificado em santidade, maravilhoso em glórias, operando maravilhas?
12 Estendeste a tua mão direita, e a terra os tragou.
13 Tens guiado em tua justiça este teu povo que resgataste. Pelo teu poder os tens chamado para o teu santo lugar de descanso.
14 As nações ouviram e ficaram iradas; dores se apossaram dos seus moradores, entre os filisteus.
15 Então os príncipes de Edom e os chefes dos moabitas se apressaram. Tremor apoderou-se deles; todos os habitantes de Canaã se derreteram.
16 Que temor e tremor caiam sobre eles, pela grandeza do teu braço! Tornem-se como pedra, até que o teu povo passe, ó Senhor; até que passe este teu povo, a quem compraste.
17 Introduzindo-os, planta-os na montanha da sua herança, em tua habitação preparada, a qual tu, ó Senhor, tens estabelecido, o santuário, ó Senhor, que as tuas mãos prepararam.
18 O Senhor reina para sempre e sempre!
19 Os cavalos de Faraó entraram, com as suas carruagens e cavaleiros, no mar; e o Senhor trouxe sobre eles a água do mar. Todavia, os filhos de Israel atravessaram pela terra seca, no meio do mar.
20 Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou o tamborim em sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e danças.
21 E Miriã conduziu-as, dizendo: Cantemos ao Senhor, porque grandemente tem sido glorificado. Cavalo e cavaleiro ele lançou no mar.
22 Então Moisés fez subir os filhos de Israel do Mar Vermelho, trazendo-os para o deserto de Sur. Andaram, eles, três dias no deserto, mas não encontraram água para beber.
23 E vieram para Mara. Todavia não podiam beber de Mara, pois era amarga. Por isso, chamou-se o nome daquele lugar Amargura.
24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?
25 Moisés, então, clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore. Ele a lançou na água, e a água tornou-se doce. Naquele lugar ele estabeleceu-lhe ordenanças e decisões judiciais, e, ali, o provou,
26 dizendo-lhe: Se quiseres, realmente, ouvir a voz do Senhor teu Deus, fazendo coisas agradáveis diante dele, dando ouvidos aos seus mandamentos e guardando todas as suas ordenanças, nenhuma doença das que eu tenho trazido sobre os egípcios trarei sobre ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus, que te cura.
27 Chegaram, então, a Elim. Havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras. E naquele lugar se acamparam, junto das águas.

Nenhum comentário: