INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 14

1 Falou o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, e que eles se voltem e acampem diante da vila, entre Migdol e o mar, em frente à Baal Zefon. Diante deles deverás acampar, à beira-mar.
3 E Faraó irá dizer ao seu povo: Quanto aos filhos de Israel, estão eles vagando na terra, porquanto o deserto encerrou-os em si mesmo.
4 Endurecerei o coração de Faraó e ele irá persegui-los; e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército. E todos os egípcios saberão que eu sou o Senhor. E eles assim fizeram.
5 Então foi relatado ao rei do Egito que o povo tinha saído, e o coração de Faraó e os dos seus servos foi mudado contra o povo. E eles disseram: Que é isto que temos feito, deixando os filhos de Israel partir, de modo que não mais irão servir-nos?
6 Faraó atrelou os seus carros, conduzindo consigo, para fora, todo o seu povo,
7 havendo ainda tomado seiscentos carros escolhidos e toda a cavalaria dos egípcios, e colocado comandantes sobre todos eles.
8 O Senhor endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, e o de seus servos, e perseguiram os filhos de Israel. E os filhos de Israel saíram, com mão poderosa.
9 Os egípcios foram em seu encalço, encontrando-os acampados junto ao mar. Toda a cavalaria, e os carros de Faraó, os cavaleiros e o seu exército, estavam junto da aldeia, diante de Baal Zefon.
10 Faraó aproximou-se. Então os filhos de Israel, tendo levantado os seus olhos, viram que os egípcios estavam acampados por trás deles, e ficaram muito atemorizados. E os filhos de Israel clamaram ao Senhor,
11 e disseram a Moisés: É porque não havia túmulos no Egito que nos tiraste, a fim de matar-nos no deserto? O que é isto que fizeste para nós, tendo nos tirado do Egito?
12 Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, para que sirvamos aos egípcios? Pois é melhor para nós servir aos egípcios do que morrer neste deserto!
13 Contudo, Moisés disse ao povo: Tende bom ânimo. Levantai-vos, e vede a salvação que vem do Senhor, a qual ele irá operar para nós, neste dia. Pois assim como vistes os egípcios hoje, outra vez não os vereis mais, para sempre.
14 O Senhor pelejará por vós, e ficareis em paz.
15 E o Senhor disse a Moisés: Por que clamas a mim? Fala com os filhos de Israel e ordena-os a prosseguirem.
16 Todavia, tu, levanta a tua vara e estende a mão sobre o mar, para dividi-lo; e que os filhos de Israel entrem no meio do mar, sobre a terra seca.
17 Eis que irei endurecer o coração de Faraó e o de todos os egípcios, e eles entrarão atrás deles. E eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, em seus carros e em seus cavalos.
18 Todos os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, em seus carros e em seus cavalos.
19 O anjo de Deus, que fora adiante do acampamento dos filhos de Israel, retirou-se, indo para trás. A coluna de nuvem também se retirou de diante deles, e se pôs por trás;
20 e postou-se entre o acampamento dos egípcios e o acampamento de Israel, permanecendo imóvel. Houve trevas e negritude. A noite passou, e eles não se aproximaram uns dos outros, durante toda aquela noite.
21 Moisés estendeu a sua mão sobre o mar. E o Senhor levou de volta o mar com um forte vento sul, por toda a noite, fazendo-o secar; e a água foi dividida.
22 Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar, sobre a terra seca. Todavia as águas formavam uma muralha do lado direito, e outra muralha do lado esquerdo.
23 Então os egípcios os perseguiram e entraram atrás deles, com todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, indo para o meio do mar.
24 E sucedeu, na vigília da manhã, que o Senhor olhou para o acampamento dos egípcios através da coluna de fogo e nuvem. E alvoroçou o acampamento dos egípcios,
25 trancando o eixo de seus carros e fazendo-os andar com dificuldade. E os egípcios disseram: Fujamos da face de Israel, porquanto o Senhor luta por eles contra os egípcios.
26 Então o Senhor disse a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, e que a água retorne para o seu lugar; que ela cubra os egípcios, vindo tanto sobre os carros como sobre os cavaleiros.
27 Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e a água voltou ao seu lugar, ao amanhecer. E os egípcios fugiram das águas. Contudo, o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar.
28 E as águas voltaram e cobriram os carros e os cavaleiros, e todas as hostes de Faraó que haviam entrado depois deles no mar. Não foi deixado dentre eles nem um sequer.
29 Os filhos de Israel, entretanto, passaram ao longo de terra seca pelo meio do mar. A água era para eles uma muralha do lado direito, e outra muralha do lado esquerdo.
30 O Senhor libertou a Israel, naquele dia, da mão dos egípcios, e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.
31 Israel viu a mão poderosa, todas as coisas que o Senhor fizera para os egípcios, e o povo temeu ao Senhor. E creram em Deus e em Moisés, seu servo.

Nenhum comentário: