INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 13

1 O Senhor falou a Moisés, dizendo-lhe:
2 Santifica para mim a todo primogênito, todo aquele que é gerado primeiramente, abrindo cada útero dentre os filhos de Israel, tanto de homem como de animal; pois é meu.
3 Moisés, então, disse ao povo: Lembrai-vos deste dia, no qual tendes saído da terra do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Senhor vos tirou dali. E fermento não deverá ser comido.
4 Porquanto neste dia vós saireis, no mês do cereal novo.
5 E virá a acontecer, quando o Senhor teu Deus te trouxer para a terra dos cananeus, heteus, heveus, girgaseus, amorreus, ferezeus e jebuseus,, a qual jurou a teus pais dar-te, uma terra que mana leite e mel, que realizarás este ritual, neste mês.
6 Seis dias comerás o pão ázimo, e o sétimo dia será uma festa para o Senhor.
7 Por sete dias comerás pães ázimos; nada deverá ser visto levedado contigo, nem terás fermento em todos os teus limites.
8 Falarás a teu filho, naquele dia, dizendo: Porquanto o Senhor o estabeleceu assim comigo, quando eu estava saindo do Egito.
9 Será isto para ti um sinal em tua mão, e um memorial diante de teus olhos. A lei do Senhor estará em tua boca, porquanto com mão forte o Senhor Deus te tirou do Egito.
10 Guardai esta lei, de acordo com os tempos das estações, de dias para dias.
11 E virá a acontecer, quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra dos cananeus, a qual ele te dará, conforme jurou a teus pais,
12 que porás à parte cada um que nascer abrindo o útero, dos machos, para o Senhor; cada um que abre o útero, do rebanho e de todo gado, de tantos quantos vieres a possuir. E santificarás os machos para o Senhor.
13 Todas as crias que abrirem o útero, dos jumentos, tu as trocarás por uma ovelha. Porém, se não quiseres trocá-la, deverás redimi-la. E redimirás a todos os primogênitos do sexo masculino, dentre teus filhos.
14 Se, depois disto, teu filho vier a perguntar-te, dizendo: Que é isto? Então, irás responder-lhe: Com mão forte o Senhor nos tirou do Egito, da casa da servidão;
15 quando Faraó endureceu o seu coração, de modo a não mandar-nos embora, ele matou todos os primogênitos na terra do Egito, tanto os primogênitos do homem como os primogênitos dos animais. Por causa disso, faço o sacrifício de todas as crias que abrem o ventre, dos machos, para o Senhor; e todo primogênito de meus filhos eu o resgato.
16 Será isso por sinal na tua mão, e permanecerá diante dos teus olhos; pois com mão forte o Senhor tirou-te do Egito.
17 Quando Faraó despediu o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que era curto. Porquanto, disse: Para que não surja uma ocasião em que as pessoas se arrependam, vendo a guerra, e voltem para o Egito.
18 Deus, então, fez o povo andar ao redor, pelo caminho do deserto, para o Mar Vermelho. Na quinta geração os filhos de Israel subiram da terra do Egito.
19 Moisés levou consigo os ossos de José. Pois ele tinha solenemente esconjurado os filhos de Israel, dizendo: Certamente, Deus vos visitará, e fareis transportar os meus ossos daqui convosco.
20 Então os filhos de Israel partiram de Sucote e acamparam-se em Etã, no deserto.
21 Deus os conduzia durante o dia por uma coluna de nuvem, a fim de mostrar-lhes o caminho; e, durante a noite,  por uma coluna de fogo.
22 A coluna de nuvem não faltou de dia, nem a coluna de fogo à noite, diante de todas as pessoas.

Nenhum comentário: