INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 12

1 O Senhor falou a Moisés e a Arão, na terra do Egito, dizendo:
2 Este mês será para vós o principal dos meses. Será o primeiro para vós entre os meses do ano.
3 Falai a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, tome cada homem um cordeiro, de acordo com as casas das suas famílias; cada homem um cordeiro, para a sua casa.
4 Se forem poucos em uma casa, de modo que não haja pessoas em número suficiente nela para um cordeiro, tomará com ele o seu vizinho, que mora próximo; quanto ao número de almas, cada um, segundo o que lhe for suficiente, deverá fazer a conta para o cordeiro.
5 Deverá ser esse um cordeiro sem defeito, macho, de um ano de idade. Haveis de tomá-lo dos cordeiros ou dos cabritos.
6 Ele deverá ser mantido convosco até o décimo quarto dia desse mês, e, então, toda a multidão da congregação dos filhos de Israel o imolará, ao entardecer. 
7 Tomarão do sangue e pô-lo-ão sobre as duas ombreiras e na verga da porta, nas casas em que estiverem os que deverão comê-lo.
8 A carne assada ao fogo comerão nesta noite; e comerão pão sem fermento, com ervas amargas.
9 Vós não o comereis cru nem cozido em água, tão somente assado no fogo; e comereis também a sua cabeça, com os pés e a fressura.
10 Nada deverá ser deixado dele até a manhã, e nem um osso dele quebrareis; porém, o que restar até a manhã queimareis no fogo.
11 Assim o comereis: com os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés e os vossos cajados nas mãos. Comê-lo-eis apressadamente: é uma Páscoa do Senhor.
12 Eu passarei através da terra do Egito, naquela noite. Ferirei a todos os primogênitos na terra do Egito, tanto de homens como de animais, e em todos os deuses do Egito executarei vingança. Eu sou o Senhor.
13 O sangue será um sinal nas casas em que estiverdes. Verei o sangue, e ele irá protegê-los; e não cairá sobre vós a praga da destruição, quando eu ferir a terra do Egito.
14 Este dia será para vós por um memorial. Vós o mantereis como uma festa ao Senhor em todas as vossas gerações; mantê-lo-eis como uma festa, por uma ordenança perpétua.
15 Sete dias comereis pão sem fermento, e desde o primeiro dia devereis remover completamente o fermento das vossas casas. Qualquer que comer fermento, desde o primeiro até o sétimo dia, aquela alma será exterminada de Israel.
16 O primeiro dia será chamado Santo, e ao sétimo dia deverá haver uma santa convocação para vós. Nenhum trabalho servil fareis neles, apenas aquelas coisas que terão, necessariamente, de serem feitas por toda a alma; somente isso é que deverá ser feito por vós.
17 Guardareis esse mandamento, pois, nesse dia, eu tirarei as vossas hostes da terra do Egito. E fareis desse dia um decreto perpétuo, em todas as vossas gerações.
18 Ao início do décimo quarto dia do primeiro mês comereis pães ázimos, desde o entardecer até o vigésimo primeiro dia do mês, até ao entardecer.
19 Por sete dias não deverá haver fermento em vossas casas. Quem comer algo levedado, tal alma será cortada da congregação de Israel, tanto entre os ocupantes da terra como entre os seus habitantes originais.
20 Não havereis de comer nada fermentado; entretanto, em cada habitação vossa comereis pães ázimos.
21 Então Moisés chamou todos os anciãos dos filhos de Israel, e falou-lhes: Ide, e tomai para vós um cordeiro, de acordo com as vossas famílias, e sacrificai a Páscoa.
22 Tomareis um molho de hissopo, e, tendo-o mergulhado em um pouco do sangue que está na bacia à porta, tocareis no lintel; e pô-lo-eis sobre os dois batentes, do mesmo sangue que está à porta. E nenhum de vós deverá sair da porta de sua casa até pela manhã.
23 O Senhor passará para ferir os egípcios, vendo o sangue sobre a verga e em ambos os batentes. E o Senhor deverá passar pela porta, não deixando o destruidor entrar em vossas casas, a fim de vos ferir.
24 Mantende isto como um decreto, para vós e os vossos filhos, para sempre.
25 Quando adentrardes na terra que o Senhor deverá dar-vos, conforme ele falou, guardai este ritual.
26 Mas virá a acontecer, se vossos filhos vos perguntarem: Que significa este ritual?
27que havereis de dizer-lhes: Esta Páscoa é um sacrifício ao Senhor, pois ele defendeu as casas dos filhos de Israel, no Egito, quando feriu os egípcios, todavia livrou as nossas casas.
28 Então as pessoas se curvaram e adoraram. E os filhos de Israel partiram, e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés e a Arão. Assim eles fizeram.
29 E aconteceu que à meia-noite o Senhor feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que está assentado no trono, até o primogênito da serva, cativo nas masmorras; e os primogênitos de todo o gado.
30 Faraó levantou-se, de noite, com os seus servos, e todos os egípcios, e houve um grande clamor em toda a terra do Egito, pois não havia uma só casa em que não houvesse um morto.
31 Então Faraó chamou a Moisés e a Arão, de noite, e disse-lhes: Levantai-vos, e retirai-vos do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; ide e servi ao Senhor vosso Deus, como dizeis.
32 Levai convosco as vossas ovelhas e os vossos bois. E abençoai-me também, peço-vos.
33 Os egípcios constrangeram as pessoas, de modo que os expulsaram da terra, apressadamente, pois disseram: Todos nós morreremos.
34 Então o povo tomou a sua massa antes de ela estar fermentada, atando-a, como estava, nas suas vestes, sobre os seus ombros.
35 E os filhos de Israel fizeram como Moisés lhes dissera, pedindo aos egípcios artigos de ouro e de prata, e de vestuário.
36 O Senhor deu ao seu povo graça aos olhos dos egípcios, e deram-lhes. E despojaram os egípcios.
37 Então os filhos de Israel partiram de Ramessés para Sucote, com o número total de seiscentos mil homens a pé, todos os seus homens, e mais a bagagem.
38 Uma grande companhia mista subiu com eles, e ovelhas e bois, uma grande quantidade de gado.
39 E cozeram a massa que levaram do Egito, fazendo pães ázimos, porquanto não tinha sido levedada, pois os egípcios os lançaram para fora e eles não podiam permanecer; e nem tiveram tempo de se prepararem, com provisões, para a viagem.
40 A peregrinação dos filhos de Israel, enquanto peregrinaram na terra do Egito e na terra de Canaã, foi de quatrocentos e trinta anos.
41 E sucedeu que após quatrocentos e trinta anos todas as hostes do Senhor saíram da terra do Egito, à noite.
42 É esta uma vigília para o Senhor, porquanto desta forma ele os tirou da terra do Egito. Esta noite é uma vigília guardada para o Senhor, de modo que deve ser assim para todos os filhos de Israel, nas suas gerações.
43 E o Senhor falou a Moisés e a Arão: Esta é a lei da Páscoa: nenhum estrangeiro comerá dela.
44 A todos os escravos, ou servos comprados com dinheiro, circuncidá-los-ás, e, então, comerão dela.
45 O estrangeiro ou apenas assalariado não a comerá.
46 Dentro de casa a comereis; contudo, vós não levareis da carne para fora da casa. E a nenhum osso dela quebrareis.
47 Toda a congregação dos filhos de Israel a observará.
48 Se algum prosélito vier até vós para celebrar a Páscoa ao Senhor, circuncidarás todos os seus homens, e, então, ele deverá se aproximar para sacrificá-la; e será como o habitante original da terra. Nenhum incircunciso, todavia, comerá dela.
49 Deverá haver uma única lei para o natural e para o prosélito que vier a ti.
50 Os filhos de Israel fizeram como o Senhor ordenara a Moisés e a Arão a seu respeito. Assim o fizeram.
51 E aconteceu que naquele dia o Senhor tirou os filhos de Israel da terra do Egito, com as suas hostes.

Nenhum comentário: