INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 10

1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: Vai a Faraó, pois eu endureci o seu coração e o coração de seus servos, a fim de que estes sinais pudessem vir sobre eles,
2 para que pudésseis relatá-los aos ouvidos de vossos filhos e dos filhos de seus filhos, em quantas coisas eu zombei dos egípcios, e os meus  sinais que fiz no meio deles. E sabereis que eu sou o Senhor.
3 Então Moisés e Arão foram perante Faraó, e disseram-lhe: Estas coisas diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Por quanto tempo, ainda, te recusarás a reverenciar-me? Envia meu povo, para que me sirva.
4 Porém, se não quiseres enviar o meu povo eis que amanhã, a esta mesma hora, eu irei trazer uma grande quantidade de gafanhotos sobre todas as tuas fronteiras.
5 Eles cobrirão a face da terra, e tu não serás capaz de vê-la. Devorarão tudo o que é deixado da abundância da terra, tudo aquilo que o granizo vos deixou; devorarão cada árvore que cresce para vós na terra.
6 As tuas casas ficarão cheias deles, e as casas dos teus servos, e todas as casas em toda a terra dos egípcios, coisas essas que os teus pais não viram nem seus antepassados, desde o dia em que eles surgiram em cima da terra até este dia. E Moisés voltou-se, afastando-se de Faraó.
7 Então os servos de Faraó disseram-lhe: Até quando deverá ser isto uma armadilha para nós? Manda embora os homens, para que possam servir ao seu Deus. Saberás, acaso, que o Egito está destruído?
8 E trouxeram de volta Moisés e Arão, perante Faraó. E ele lhes disse: Ide, e servi ao Senhor vosso Deus. Porém, quem são estes que estão indo convosco?
9 E Moisés respondeu: Havemos de ir com os jovens e os velhos, com os nossos filhos e as nossas filhas, com as ovelhas e os bois. Pois é uma festa do Senhor.
10 Porém, ele lhes disse: Que o Senhor esteja, então, convosco. Ainda que vos despeço, precisarei mandar embora convosco também os vossos bens? Vede que o mal está ligado a vós.
11 Não seja assim. Entretanto, que os homens vão e sirvam a Deus, pois isto é o que buscastes. E os expulsaram da presença de Faraó.
12 Então o Senhor disse a Moisés: Estende a tua mão sobre a terra do Egito, e que o gafanhoto suba sobre ela. E devorará toda a erva da terra e todos os frutos das árvores, tudo aquilo que o granizo deixou.
13 Moisés levantou a sua vara para o céu. Então o Senhor trouxe um vento do sul sobre a terra, por todo aquele dia e por toda aquela noite. A manhã raiou, e o vento sul trouxera os gafanhotos.
14 E subiram sobre toda a terra do Egito. Eles pousaram, em grande abundância, sobre todas as fronteiras do Egito. Antes deles jamais houve tais gafanhotos, nem depois deles haverá.
15 Pois cobriram a face da terra e ela foi arrasada; e devoraram todas as ervas da terra, e todos os frutos das árvores, tudo aquilo que fora deixado pelo granizo. Não havia mais nenhuma coisa verde restando nas árvores nem em qualquer erva do campo, em toda a terra do Egito.
16 Então Faraó se apressou a chamar Moisés e Arão, dizendo: Pequei perante o Senhor, vosso Deus, e contra vós.
17 Perdoai, portanto, o meu pecado ainda esta vez, e orai ao Senhor vosso Deus; e que ele tire de mim mais esta morte.
18 Moisés saiu da presença de Faraó, e orou para Deus.
19 Então o Senhor trouxe, na direção oposta, um forte vento do mar e levantou os gafanhotos, lançando-os no Mar Vermelho; e não havia um só gafanhoto restando em toda a terra do Egito.
20 Mas o Senhor endureceu o coração de Faraó, e ele não mandou embora os filhos de Israel.
21 E o Senhor disse a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e que haja trevas sobre a terra do Egito, trevas que possam ser tocadas.
22 Moisés estendeu a mão para o céu, e houve uma escuridão mui profunda, e uma tempestade, sobre toda a terra do Egito, por três dias.
23 Por três dias ninguém viu o seu irmão, e ninguém se levantou de sua cama, por três dias. Os filhos de Israel, entretanto, tinham luz em todos os lugares onde se encontravam.
24 Faraó chamou Moisés e Arão, dizendo: Ide, servi ao Senhor, vosso Deus. Tão somente deixai as vossas ovelhas e os vossos bois. E que os vossos bens partam convosco.
25 Entretanto, Moisés disse: Não, porém tu nos darás holocaustos e sacrifícios, os quais iremos oferecer ao Senhor, nosso Deus.
26 O nosso gado deverá ir conosco, não deixaremos um só casco para trás; pois deles iremos tomar para servir ao Senhor, nosso Deus. E não sabemos de que forma serviremos ao Senhor, nosso Deus, até que tenhamos chegado lá.
27 Mas o Senhor endureceu o coração de Faraó, e ele não deixou-os ir.
28 E disse Faraó: Afasta-te, guarda-te de veres o meu rosto novamente; porque no que dia em que apareceres diante de mim morrerás.
29 E Moisés respondeu: Tu o disseste. Não irei aparecer na tua presença novamente.

Nenhum comentário: