INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 1

1 São estes os nomes dos filhos de Israel que entraram no Egito com Jacó, seu pai, os quais vieram, cada um, com toda a sua família: 
2 Rúben, Simeão, Levi, Judá, 
3 Issacar, Zebulom, Benjamim, 
4 Dã e Naftali, Gade e Aser. 
5 José, todavia, já se encontrava no Egito. E todas as almas nascidas de Jacó foram setenta e cinco. 
6 E morreu José, com todos os seus irmãos, e toda aquela geração. 
7 Os filhos de Israel aumentaram e se multiplicaram, tornaram-se numerosos e prevaleceram grandemente; pois a terra multiplicou-os. 
8 Então se levantou outro rei sobre o Egito, um que não sabia quem era José. 
9 E ele disse ao seu povo: Eis que a raça dos filhos de Israel é uma grande multidão, e mais forte do que nós; 
10 vamos, então, e tratemos astuciosamente com eles a fim de que a qualquer momento não se tornem numerosos demais. E se a guerra acontecer para nós, que não devam ser eles adicionados aos nossos inimigos, e, tendo prevalecido contra nós na guerra, saiam da terra. 
11 E pôs sobre eles feitores, os quais deviam afligi-los com as suas obras. Deste modo, eles construíram as cidades fortificadas de Faraó, tanto Pitom como Ramsés; e On, que é Heliópolis. 
12 Porém, tanto quanto eles os humilharam, tanto mais se multiplicaram e fortaleceram grandemente. E os egípcios sobremodo abominaram os filhos de Israel. 
13 Então os egípcios tiranizaram os filhos de Israel, usando de força, 
14 e amargaram-lhes a vida com duros trabalhos no barro e na fabricação de tijolos, e em todas as obras nas planícies, em todas as obras nas quais eles os fizeram servir usando de força. 
15 O rei dos egípcios falou às parteiras dos hebreus. O nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá. 
16 Disse ele: Quando fizerdes o trabalho de parteiras para as mulheres dos hebreus, e elas estiverem prestes a parir, se for um macho, matai-o; entretanto, se for uma fêmea, deixai-a viver. 
17 Todavia, as parteiras temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes ordenara. Porém, elas deixaram os meninos com vida. 
18 Então o rei do Egito chamou as parteiras e perguntou-lhes: Por que tendes feito assim, deixando os meninos com vida? 
19 Mas as parteiras responderam a Faraó: As mulheres hebreias não são como as egípcias, pois começam a dar à luz antes das parteiras irem ter com elas. E, assim, elas têm os seus filhos. 
20 Deus tratou bem as parteiras, e o povo se multiplicou, crescendo grandemente. 
21 E porque as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu para elas as suas próprias famílias. 
22 Porém Faraó deu encargo a todo o seu povo, dizendo: Qualquer criança do sexo masculino que tenha nascido para os hebreus, jogai-a no rio; e cada uma que for do sexo feminino, deixai-a com vida.

Nenhum comentário: