INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 7

1 Quando o Senhor teu Deus te houver introduzido na terra em que vais entrar para possuí-la, removendo as grandes nações de diante de ti, os heteus, girgaseus, amorreus, cananeus, ferezeus, heveus e jebuseus, sete nações mais numerosas e mais fortes do que tu, 
2 e o Senhor teu Deus os entregar em tuas mãos, então tu os ferirás. Tu os destruirás completamente; não farás com eles um pacto nem te apiedarás deles,
3 nem, tampouco, irás contrair matrimônio com eles. Não darás tua filha a seu filho e nem tomarás sua filha para teu filho. 
4 Porquanto irá desviar o teu filho de mim, e ele deverá servir a outros deuses, e o Senhor ficará mui zangado contigo; e, logo, irá destruir-te totalmente. 
5 Porém, assim fareis com eles: destruireis os seus altares e quebrareis as suas colunas, cortareis os seus bosques e queimareis com fogo as imagens esculpidas de seus deuses. 
6 Pois és um povo consagrado ao Senhor teu Deus, e o Senhor teu Deus te escolheu a fim de ser para ele um povo peculiar, além de todas as nações que estão sobre a face da terra. 
7 Não é porque sois mais numerosos do que todas as outras nações que o Senhor vos preferiu e que o Senhor fez escolha de vós, pois sois menor em número do que todas as outras nações.
8 Contudo, porque o Senhor vos amou, e de maneira a manter o juramento que jurou a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte, e o Senhor vos remiu da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito. 
9 Sabe, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, um Deus fiel que guarda a aliança e a misericórdia para os que o amam e para aqueles que guardam os seus mandamentos, até mil gerações, 
10 e recompensa aqueles que o odeiam na sua própria face, para destrui-los totalmente. E não será remisso com os que o odeiam. Ele lhes retribuirá na sua face. 
11 Tu, portanto, deverás cumprir os mandamentos e as ordenanças, e estes julgamentos que eu hoje te ordeno para cumprir.
12 E sucederá, quando tiveres ouvido essas ordenanças e as tiveres mantido e cumprido, que o Senhor teu Deus irá confirmar contigo a aliança e a misericórdia que jurou a teus pais. 
13 Ele irá amar-te e abençoar-te, e te multiplicar; abençoará a prole do teu ventre e o fruto da tua terra, teu trigo, teu vinho e teu azeite, os rebanhos de teus bois e os rebanhos de tuas ovelhas, na terra que o Senhor jurou a teus pais de dar-te. 
14 Bendito serás para além de todas as nações. Não haverá no meio de ti, ou entre o teu gado, alguém impotente ou estéril. 
15 O Senhor teu Deus removerá de ti toda enfermidade. Nenhuma das más doenças dos egípcios, que tens visto, e tudo o que tens conhecido, ele colocará em ti. Porém, irá colocá-las em todos os que te odeiam. 
16 Comerás todos os despojos das nações que o Senhor, teu Deus, te dá. Os teus olhos não os pouparão e não servirás a seus deuses, porque são uma ofensa para ti. 
17 Todavia, se disseres no teu coração: Esta nação é maior do que eu. De que maneira serei capaz de destrui-los totalmente? 
18 Tu não deverás temê-los. Certamente, lembrar-te-ás de tudo que o Senhor teu Deus fez a Faraó e a todos os egípcios, 
19 as grandes provas que os teus olhos têm visto, aqueles sinais e grandes maravilhas, a mão forte e o braço elevado; como o Senhor, teu Deus, te tirou para fora. Assim o Senhor teu Deus fará a todas as nações a quem temes, estando em sua presença. 
20 O Senhor teu Deus enviará as vespas contra elas, até que os restantes, e os que estiverem escondidos de ti, sejam totalmente destruídos. 
21 Não serás ferido diante deles, porque o Senhor, teu Deus, no meio de ti, é um Deus grande e poderoso. 
22 O Senhor teu Deus consumirá essas nações diante de ti, pouco a pouco; não serás capaz de consumi-las rapidamente, para que a terra não se torne um deserto e as feras do campo se multipliquem contra ti. 
23 O Senhor teu Deus os entregará em tuas mãos e os destruirás com uma grande destruição, até que os tenhas destruído completamente. 
24 Ele irá entregar os seus reis em tuas mãos, e irás destruir o seu nome naquele lugar; ninguém deverá postar-se em oposição diante de ti até que os tenhas destruído totalmente. 
25 Deverás queimar no fogo as imagens esculpidas dos seus deuses. Não cobiçarás a sua prata, nem tomarás delas, para ti, ouro, a fim de que não venhas a causar ofensa com isso. Porquanto tal coisa é uma abominação ao Senhor teu Deus.
26 Não trarás uma abominação para a tua casa, pois assim deverias tornar-te um anátema, tal como ela; tu a detestarás absolutamente, abominá-la-ás completamente. Porquanto é uma coisa amaldiçoada.

Nenhum comentário: