INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 6

1 E estes são os mandamentos, as ordenanças e os julgamentos, tantos quantos o Senhor nosso Deus ordenou a fim de vos ensinar a cumpri-los na terra em que entrais para possuí-la; 
2 para que temais o Senhor, vosso Deus, e mantenhais todos as suas ordenanças e os seus mandamentos, os quais eu te ordeno neste dia, tu, teus filhos e os filhos de teus filhos, por todos os dias da tua vida, a fim de que possas viver muitos dias. 
3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta para cumpri-los, para que te vá bem e para que sejas grandemente multiplicado, conforme o Senhor Deus de teus pais disse que ele iria dar-te uma terra que mana leite e mel. E estes são os estatutos e os juízos que o Senhor ordenou aos filhos de Israel no deserto, quando eles tinham saído da terra do Egito. 
4 Ouve, ó Israel: O Senhor nosso Deus é um só Senhor. 
5 Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu entendimento, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. 
6 Estas palavras, tudo o que eu hoje te ordeno, estarão no teu coração e na tua alma. 
7 Tu as ensinarás a teus filhos e falarás delas sentado em casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. 
8 Prendê-las-ás por sinal na tua mão, e elas permanecerão, imóveis, diante dos teus olhos. 
9 Tu as escreverás sobre as vergas de tuas casas e de teus portões.
10 E sucederá quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, a fim de dar-te cidades grandes e belas que não construíste, 
11 e casas cheias de todas as coisas boas, as quais não encheste, e poços escavados na rocha, que não escavaste, e vinhas e olivais que não plantaste, que, então, tendo comido e estando satisfeito, 
12 deverás ter cuidado para não te esqueceres do Senhor teu Deus que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. 
13 Temerás o Senhor, teu Deus, e só a ele servirás; apegar-te-ás a ele, e pelo seu nome jurarás. 
14 Não andarás após outros deuses, dos deuses das nações que estão ao redor de ti, 
15 pois o Senhor teu Deus, no meio de ti, é um Deus zeloso; para que o Senhor teu Deus não fique extremamente zangado contigo e te destrua de sobre a face da terra. 
16 Não tentarás o Senhor teu Deus, como o tentastes na Tentação. 
17 Deverás, por todos os meios, guardar os mandamentos do Senhor teu Deus, os testemunhos e as ordenanças que ele te ordenou, 
18 e farás o que é agradável e bom perante o Senhor teu Deus, a fim de que tudo possa ir bem para ti e possas entrar e herdar a boa terra, a qual o Senhor jurou a teus pais, 
19 e perseguir todos os teus inimigos diante de ti, conforme o Senhor disse. 
20 E sucederá, quando teu filho te perguntar em um tempo futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, as ordenanças e os juízos que o Senhor nosso Deus nos ordenou? 
21 Que, então, irás responder a teu filho: Éramos escravos de Faraó no Egito, e o Senhor nos tirou dali com uma mão forte e com um braço elevado. 
22 O Senhor operou sinais, e grandes e terríveis maravilhas no Egito, em Faraó e em sua casa, diante de nós. 
23 Tirou-nos de lá para nos dar esta terra, que ele tinha jurado dar a nossos pais. 
24 E o Senhor nos incumbiu de observar todas essas ordenanças, e para temer o Senhor, nosso Deus, a fim de que tudo possa ir bem conosco para sempre; e para que possamos viver, como acontece neste mesmo dia.
25 Haverá misericórdia para nós se tomarmos cuidado de guardar todos estes mandamentos perante o Senhor, nosso Deus, conforme ele nos ordenou.

Nenhum comentário: