INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 5

1 Então Moisés conclamou a todo o Israel, e disse-lhe: Ouve, Israel, os decretos e julgamentos, todos quantos eu falo aos vossos ouvidos neste dia. Devereis aprendê-los e cuidar de cumpri-los.
2 O Senhor vosso Deus fez uma aliança convosco no Horebe.
3 O Senhor não fez essa aliança com vossos pais, porém convosco; todos vós que hoje estais vivos, aqui.
4 O Senhor falou convosco face a face na montanha, do meio do fogo,
5 e eu estava entre o Senhor e vós, naquela ocasião, para informar-vos das palavras do Senhor (porquanto tivestes medo diante do fogo e não subistes ao monte), dizendo:
6 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
7 Não terás outros deuses diante de mim.
8 Não farás para ti ídolos nem semelhança de alguma coisa de tudo o que está em cima no céu, de tudo o que está em baixo na terra e de tudo o que está nas águas debaixo da terra.
9 Não te encurvarás a elas nem as servirás, porque eu sou o Senhor teu Deus, um Deus zeloso que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração daqueles que me odeiam,
10 fazendo misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
11 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor teu Deus, certamente, não irá absolver aquele que toma o seu nome em vão.
12 Guarda o dia de sábado para santificá-lo, conforme o Senhor teu Deus te ordenou.
13 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra,
14 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nele nenhum trabalho, tu, teu filho e tua filha, teu servo e tua serva, teu boi, teu jumento e todos os teus animais, e também o estrangeiro que peregrina no meio de ti; para que o teu servo possa descansar, e a tua serva, e o teu boi, assim como tu.
15 Lembrar-te-ás de que foste escravo na terra do Egito, e o Senhor teu Deus te tirou dali com mão poderosa e braço elevado. Portanto o Senhor te ordenou a guardar o dia de sábado, para santificá-lo.
16 Honra a teu pai e a tua mãe, conforme o Senhor teu Deus te ordenou, para que tudo vá bem contigo e a fim de que vivas muito tempo sobre a terra que o Senhor teu Deus te dá.
17 Não matarás.
18 Não cometerás adultério.
19 Não furtarás.
20 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
21 Não cobiçarás a mulher do teu próximo, não cobiçarás a casa do teu próximo nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem animal algum que é seu, nem qualquer coisa que é do teu próximo.
22 Essas palavras falou o Senhor à toda a vossa assembleia, no monte, do meio do fogo. Havia trevas, escuridão, tempestade e uma forte voz. E ele nada mais acrescentou. Escreveu-as em duas placas de pedra e deu-as para mim.
23 E sucedeu, quando ouvistes a voz do meio do fogo (pois o monte ardia em fogo), que viestes a mim, todos os cabeças das vossas tribos e dos vossos anciãos,
24 e dissestes: Eis que o Senhor, nosso Deus, nos tem mostrado a sua glória e ouvimos a sua voz do meio do fogo; no dia de hoje vimos que Deus pode falar ao homem, e ele viverá.
25 E, agora, que não venhamos a perecer, pois este grande fogo nos consumirá se ouvirmos ainda mais a voz do Senhor nosso Deus, e morreremos;
26 pois qual carne existe que tem ouvido a voz do Deus vivo falando do meio do fogo, conforme ouvimos, e permanecido viva?
27 Aproxima-te, e ouve tudo o que o Senhor nosso Deus diz; e falarás a nós todas as coisas que o Senhor nosso Deus te disser; e quanto a nós, iremos ouvir e cumprir.
28 O Senhor ouviu a voz das vossas palavras, conforme falastes comigo; e o Senhor me disse: Ouvi a voz das palavras deste povo, todas as coisas que eles disseram a ti. Eles disseram bem tudo o que falaram.
29 Quem dera que haja um tal coração neles, para que devam temer-me e guardar os meus mandamentos continuamente, a fim de que tudo vá bem com eles e com os seus filhos, para sempre.
30 Vai, dize-lhes: Retornai às vossas casas.
31 Tu, porém, permanece aqui comigo e eu te direi todos os mandamentos, as ordenanças e os juízos que lhes hás de ensinar; e que eles os cumpram na terra que lhes dou em herança.
32 Tomarás cuidado de fazer conforme o Senhor teu Deus te ordenou; não irás desviar-te para a direita ou para a esquerda,
33 de acordo com todo o caminho que o Senhor teu Deus te ordenou a andar nele, para que ele possa dar-te descanso e a fim de que tudo possa ir bem contigo; e para que possas prolongar os teus dias na terra que haverás de herdar.

Nenhum comentário: