INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 4

1 E agora, ó Israel, ouvi as ordenanças e os julgamentos, tudo o que eu vos ensino neste dia a fim de o cumprirdes, para que possais viver e serdes multiplicados, e para que possais entrar e herdar a terra que o Senhor Deus de vossos pais vos dá.
2 Não devereis adicionar nada à esta palavra que eu vos dou, e nada devereis retirar dela. Guardai os mandamentos do Senhor, nosso Deus, tudo o que eu, hoje, vos ordeno.
3 Vossos olhos viram tudo o que o Senhor nosso Deus fez no caso de Baal-Peor; pois todo o homem que seguiu a Baal-Peor, o Senhor, vosso Deus, o destruiu completamente de entre vós.
4 Porém vós, os que vos mantivestes junto ao Senhor vosso Deus, estais todos vivos, neste dia.
5 Eis que eu vos tenho mostrado ordenanças e decisões judiciais, conforme me ordenou o Senhor, a fim de que assim o façais na terra em que entrais para herdá-la;
6 e as guardareis e cumprireis. Porque essa é a vossa sabedoria e entendimento entre todas as nações, tantas quantas serão as que irão ouvir estes preceitos. E elas dirão: Eis que esta grande nação é um povo sábio e entendido.
7 Pois que tipo de nação é tão grande, a qual tem Deus tão próximo a ela, como o Senhor nosso Deus se encontra em todas as coisas nas quais podemos invocá-lo?
8 E que tipo de nação é tão grande que tem retos juízos e julgamentos, de acordo com esta lei a qual eu pus diante de vós, neste dia?
9 Guarda-te e mantém o teu coração, diligentemente; não te esqueças de nenhuma das coisas que os teus olhos viram, e não deixes que elas se apartem do teu coração por todos os dias da tua vida. Tu as ensinarás aos teus filhos e aos filhos de teus filhos,
10 as coisas que aconteceram no dia em que permanecestes diante do Senhor, nosso Deus, em Horebe, no dia da assembleia. Porquanto o Senhor me disse: Ajunta o povo para mim, e que eles ouçam as minhas palavras, a fim de aprenderem a temer-me todos os dias em que viverem sobre a terra; e eles deverão ensinar a seus filhos.
11 Então vos aproximastes e parastes ao pé do monte; e o monte ardia em fogo até o céu. Havia trevas, escuridão e tempestade.
12 O Senhor falou para vós do meio do fogo com uma voz de palavras, a qual ouvistes; contudo não avistastes nenhuma semelhança, tão somente ouvistes uma voz.
13 Ele anunciou o seu pacto, que vos ordenou guardar, os próprios dez mandamentos, escrevendo-os em duas placas de pedra.
14 O Senhor me ordenou, naquele mesmo tempo, ensinar-vos ordenanças e decisões judiciais que deveríeis cumprir sobre a terra na qual entrais para herdá-la.
15 Acautelai-vos em vossos corações, pois não vistes semelhança alguma no dia em que o Senhor vos falou em Horebe, no monte, do meio do fogo,
16 para que não transgridais fazendo para vós mesmos uma imagem esculpida, qualquer tipo de figura à semelhança de homem ou mulher,
17 à semelhança de qualquer animal daqueles que estão na terra, ou de qualquer ave que voa sob o céu,
18 à semelhança de qualquer réptil que se arrasta sobre a terra, ou de qualquer peixe daqueles que estão nas águas debaixo dela;
19 e para que, tendo olhado para o céu e avistado o sol, a lua, as estrelas e todos os corpos celestes, não ides desviar-vos e adorá-los, servindo-os, aqueles que o Senhor vosso Deus tem repartido a todas as nações debaixo do céu.
20 Contudo, Deus vos tomou, tirando-vos da fornalha de ferro do Egito afim de serdes para ele um povo de herança, como neste dia.
21 E o Senhor Deus esteve irado contra mim por causa das coisas ditas por vós, e jurou que eu não passaria este Jordão, e que não iria entrar na terra a qual o Senhor vosso Deus vos dá por herança.
22 Porque eu estou para morrer nesta terra, e não passarei este Jordão; mas vós ireis passar e herdareis esta boa terra.
23 Guardai-vos para que não vos esqueçais da aliança do Senhor nosso Deus, a qual ele fez convosco, e para não transgredirdes fazendo para vós uma imagem esculpida de qualquer uma das coisas a respeito das quais o Senhor vosso Deus vos ordenou.
24 Porque o Senhor vosso Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso.
25 Quando houverdes gerado filhos e tiverdes filhos de filhos, tendo habitado muito tempo na terra, e houverdes transgredido fazendo uma imagem de escultura de qualquer coisa, e tiverdes agido perversamente diante do Senhor vosso Deus para provocá-lo,
26 clamo eu o céu e a terra, hoje, por testemunhas contra vós, que certamente perecereis da face da terra para a qual ides através do Jordão, a fim de herdá-la. Não prolongareis os vossos dias sobre ela, porém sereis totalmente destruídos.
27 O Senhor vos espalhará entre todos os povos, e sereis poucos em número em todas as nações para as quais o Senhor vos conduzirá.
28 E, lá, ireis servir a outros deuses, obras das mãos de homens, madeira e pedra que não podem ver nem ouvir, nem comer, nem cheirar.
29 E, lá, ireis buscar ao Senhor, vosso Deus, e o encontrareis sempre que o buscardes com todo o vosso coração e com toda a vossa alma, na vossa aflição.
30 Todas estas coisas virão sobre ti nos últimos dias. Voltar-te-ás ao Senhor teu Deus, e ouvirás a sua voz.
31 Porque o Senhor teu Deus é um Deus de misericórdia. Ele não irá te abandonar nem te destruirá; não irá esquecer a aliança de teus pais, que o Senhor lhes jurou.
32 Interroga dos dias anteriores, que foram antes de ti, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, e desde uma extremidade do céu até a outra extremidade dele, se é que tem acontecido qualquer coisa como este grande acontecimento, se uma tal coisa foi ouvida;
33 se uma nação tem escutado a voz do Deus vivente falando do meio do fogo, tal como tu tens ouvido, e vivido;
34 se Deus intentou tomar para si uma nação do meio de outra nação com julgamento, com sinais e maravilhas, com a guerra, com uma mão forte, com um braço elevado e com grandes visões, de acordo com todas as coisas que o Senhor nosso Deus fez no Egito diante dos teus olhos.
35 E assim deverias saber que o Senhor teu Deus é Deus, e não há ninguém além dele.
36 Sua voz tornou-se audível do céu para te instruir, mostrando-te sobre a terra o seu grande fogo; e ouviste as suas palavras do meio do fogo.
37 Porquanto ele amou teus pais, assim também te escolheu, a sua descendência depois deles, e te trouxe com sua grande força para fora do Egito,
38 a fim de destruir nações maiores e mais fortes do que tu diante da tua face, para trazer-te para dentro, a fim de te dar a sua terra como herança, tal como a possuis neste dia.
39 Deves compreender, no dia de hoje, e deves considerar no teu coração, que o Senhor teu Deus é Deus em cima nos céus e embaixo na terra, e não há outro além dele.
40 Cumpre, pois, os seus mandamentos e os seus estatutos, tudo o que eu hoje te ordeno, para que tudo possa estar bem contigo e com os teus filhos depois de ti, e para que sejas de longa vida sobre a terra a qual o Senhor teu Deus te dá, para sempre.
41 E Moisés separou três cidades além do Jordão, no leste,
42 a fim de que o assassino pudesse fugir para lá, qualquer que devesse ter matado seu vizinho sem o querer, e não o tivesse odiado anteriormente. Então ele deveria fugir para uma dessas cidades e viver:
43 Bezer, no deserto, na terra da planície de Rúben; Ramote, em Gileade, pertencente a Gade; e Golã, em Basã, pertencente a Manassés.
44 Essa é a lei que Moisés colocou diante dos filhos de Israel;
45 estes são os testemunhos, as ordenanças e os juízos que Moisés falou aos filhos de Israel quando saíram da terra do Egito,
46 no outro lado do Jordão, no vale perto da Casa de Peor, na terra de Seom, rei dos amorreus que habitava em Hesbom, a quem Moisés e os filhos de Israel feriram quando saíram da terra do Egito.
47 Eles herdaram a sua terra e a terra de Ogue, rei de Basã, dois reis dos amorreus que estavam além do Jordão, para o oriente,
48 desde Aroer que está na beira do ribeiro de Arnom até o monte de Siom, que é o Hermon;
49 e toda a Arabá além do Jordão, para o leste, abaixo de Asdode talhada na rocha.

Nenhum comentário: