INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 33

1 E esta é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel, antes de sua morte.
2 Ele disse: O Senhor é vindo do Sinai, tem surgido de Seir, para nós. Tem ele se apressado do monte de Parã, com os dez milhares de Cades. Na sua mão direita trazia os seus anjos, juntamente com ele.
3 Ele poupou o seu povo. Todos os seus santificados se encontram sob as tuas mãos, estão sob ti. E ele recebeu das suas palavras,
4 a lei que Moisés ordenou-nos, uma herança para as assembleias de Jacó:
5 Ele será príncipe com o amado, estando reunidos os príncipes do povo com as tribos de Israel.
6 Que Rúben viva e não morra, e seja grande em número!
7 E isto disse de Judá: Ouve, Senhor, a voz de Judá; visita o teu povo. As tuas mãos lutarão por ele, serás um socorro por causa dos seus inimigos.
8 E, para Levi, disse: Para Levi entrega as tuas manifestações, a tua verdade para o homem santo, a quem eles tentaram na Tentação. Injuriaram-no nas águas da Contenda.
9 Quem diz a seu pai e a sua mãe: Eu não te tenho visto? Todavia, ele não reconheceu a seus irmãos, e recusou-se a conhecer seus filhos; manteve os teus oráculos e observou o teu pacto.
10 Eles irão declarar as tuas ordenanças a Jacó e a tua lei a Israel; deverão colocar o incenso, no tempo da tua ira, continuamente, sobre o teu altar.
11 Abençoa, Senhor, a sua força, e aceita as obras das suas mãos; quebra os lombos dos seus inimigos que se tem levantado contra ele, não deixes que aqueles que o odeiam se levantem!
12 E, para Benjamim, disse: O amado do Senhor habitará em segurança, pois Deus o cobrirá de sombra, continuamente. Ele descansou entre os seus ombros.
13 E, para José, disse: Bendita do Senhor é a sua terra, das estações do céu e do orvalho, das profundezas dos poços que estão abaixo,
14 dos frutos trazidos pelas mudanças do sol, na estação apropriada, da produção dos meses,
15 do cume das montanhas antigas, do topo das colinas eternas
16 e da plenitude da terra no seu tempo. Que as coisas agradáveis daquele que habitava na sarça venham sobre a cabeça de José, sobre o alto da cabeça de quem foi glorificado acima dos seus irmãos.
17 Como a do primogênito do seu touro é a sua beleza; seus chifres são chifres de unicórnio; com eles empurrará as nações de uma só vez, até mesmo as da extremidade da terra. Estes são os dez milhares de Efraim, estes são os milhares de Manassés.
18 E, para Zebulom, disse: Alegra-te, Zebulom, nas tuas saídas; e tu, Issacar, na tua tenda.
19 Eles destruirão completamente as nações. Congregareis, lá, os homens, e oferecereis lá o sacrifício de justiça. Pois a riqueza do mar deverá ser sugada por vós, e assim os mercados dos que habitam pela costa marítima.
20 E, para Gade, ele disse: Bendito seja aquele que aumenta a Gade. Como o leão ele descansou, depois de ter despedaçado o braço, e também o líder.
21 Ele viu os seus primeiros frutos, viu que a terra dos príncipes, reunidos com os chefes do povo, estava, lá, dividida. O Senhor operou justiça e o seu julgamento com Israel.
22 E, para Dã, disse: Dã é um leãozinho, e irá saltar de Basã.
23 E, para Naftali, disse: Naftali possui a plenitude das coisas boas. Que ele seja repleto das bênçãos do Senhor. Herdará o oeste e o sul.
24 E, para Aser, disse: Abençoado é Aser com filhos. Ele será aceitável para seus irmãos, mergulhará os seus pés no azeite.
25 Tua sandália deverá ser de ferro e bronze. Como os teus dias, assim será a tua força.
26 Não há ninguém como o Deus do amado. Aquele que cavalga sobre o céu é o que te socorre, o Magnífico do firmamento.
27 O reinar de Deus irá proteger-te, e estarás sob a força dos braços eternos. Ele irá lançar fora o inimigo de diante de ti, dizendo: Perece!
28 Então Israel habitará só, confiadamente, sobre a terra de Jacó, com o cereal e o vinho. O céu, sobre ti, deverá estar enevoado com o orvalho.
29 Bendito és tu, ó Israel! Quem é semelhante a ti, ó povo salvo pelo Senhor? Aquele que te socorre levantará o seu escudo sobre ti, e a sua espada será o teu orgulho. Os teus inimigos falarão falsamente contigo, tu, todavia, pisarás sobre o seu pescoço.

Nenhum comentário: