INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 32

1 Atendei, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.
2 Que o meu falar seja buscado como a chuva, que as minhas palavras desçam como o orvalho, como a chuva sobre a erva e como a neve sobre a relva.
3 Porque tenho clamado o nome do Senhor, atribuí grandeza ao nosso Deus.
4 Quanto a Deus, as suas obras são verdadeiras, e todos os seus caminhos juízo são. Deus é fiel e não há nele injustiça; justo e santo é o Senhor.
5 Eles pecaram, não o agradando. Crianças imundas, uma geração obstinada e perversa.
6 É assim que recompensas o Senhor? É o povo, assim, louco e insensato? Não te adquiriu o teu próprio pai, e te fez e formou?
7 Lembra-te dos dias antigos, considera os anos de eras passadas; pergunta a teu pai e ele te contará, aos teus anciãos e eles te dirão.
8 Quando o Altíssimo dividiu as nações, quando separou os filhos de Adão, ele estabeleceu os limites das nações de acordo com o número dos anjos de Deus.
9 Então o seu povo, Jacó, tornou-se a porção do Senhor, Israel a linhagem de sua herança.
10 Ele o manteve no deserto, em sede ardente, numa terra seca; guiou-o e instruiu-o, guardando-o como a menina dos seus olhos,
11 tal como uma águia que zela por sua prole e anseia por seus filhotes acolhe-os, havendo estendido as suas asas, e carrega-os em suas costas.
12 Só o Senhor guiou-os; não havia nenhum deus estranho com eles.
13 Levou-os sobre a força da terra, alimentou-os com os frutos dos campos. Sugaram mel da rocha e azeite da dura pederneira,
14 manteiga das vacas e leite das ovelhas, com a gordura dos cordeiros e dos carneiros, dos bezerros e dos cabritos, e com a riqueza dos grãos do trigo; e bebeu vinho, o sangue das uvas.
15 Então Jacó comeu e estava farto; e o amado escoiceou. Ele engordou, tornou-se denso e largo. Logo abandonou a Deus, que o fez; afastou-se de Deus, seu Salvador.
16 Eles me provocaram à ira com os deuses estranhos; com as suas abominações amargamente me irritaram.
17 Ofereceram sacrifícios aos demônios e não a Deus, aos deuses que não conheciam. Novos e frescos deuses entraram, a quem seus pais não conheceram.
18 Tens desamparado a Deus, que te gerou, e esquecido do Deus que te alimenta
19 Então o Senhor o viu e ficou com ciúmes; foi provocado pela ira de seus filhos e filhas,
20 e disse: Virarei deles o meu rosto, mostrarei o que lhes deve acontecer nos últimos dias. Pois é uma geração perversa, filhos em quem não se encontra fé.
21 Eles me provocaram a zelos com o que não é Deus; tem me exasperado com os seus ídolos. Irei, portanto, provocá-los em ciúmes com aqueles que não são povo; irritá-los-ei com uma nação destituída de compreensão.
22 Porquanto um fogo foi aceso do meu furor, e irá queimar até o Inferno, abaixo. Devorará a terra e os seus frutos, incendiará os fundamentos das montanhas.
23 Reunirei males sobre eles, e lutarei contra eles com as minhas armas.
24 Serão consumidos pela fome e pelo devorar de aves, e haverá destruição irremediável; enviarei contra eles os dentes das feras selvagens, juntamente com a fúria de serpentes rastejando no chão.
25 Na rua a espada os privará de seus filhos, e o terror jorrará para fora das câmaras secretas. O jovem perecerá com a virgem, o que se amamenta com aquele que já cresceu.
26 Eu teria dito: Espalhá-los-ei, farei cessar a sua memória dentre os homens;
27 se não fosse pela ira do inimigo, para que os seus inimigos não viessem a viver por muito tempo e a iludirem-se; para que não viessem a dizer: O nosso braço elevado, e não o Senhor, fez todas essas coisas.
28 Pois é esta uma nação que perdeu o conselho, não havendo neles inteligência;
29 não tinham senso para entender. Que reservem essas coisas para o tempo que há de vir!
30 Como deveria um perseguir a mil, e dois afugentarem a dezenas de milhares, se Deus não os tivera vendido, e, o Senhor, os entregado?
31 Porque os seus deuses não são como o nosso Deus. Todavia, os nossos inimigos são nulos de entendimento;
32 porquanto a sua vinha é da vinha de Sodoma, e o seu ramo da videira de Gomorra. A sua uva é uma uva de fel; o seu cacho, um cacho de amargura.
33 O seu vinho é da ira de serpentes, e da raiva incurável de víboras.
34 Eia! Não estão essas coisas guardadas por mim, seladas nos meus tesouros?
35 No dia da vingança eu darei o pago, quando acontecer que o seu pé vier a tropeçar. Pois o dia da sua destruição se aproxima, e os juízos em questão estão perto de vós.
36 Porque o Senhor julgará o seu povo e consolar-se-á sobre os seus servos; porquanto ele viu que estavam enfraquecidos, totalmente, e falharam na invasão hostil; tornaram-se frágeis.
37 Então o Senhor disse: Onde estão os seus deuses em quem confiavam,
38 de cujos sacrifícios comiam a gordura, e bebiam o vinho das suas libações? Que eles se levantem e vos ajudem, e sejam os vossos protetores!
39 Eis, eis que eu sou Ele, e não há nenhum deus além de mim. Eu mato, e eu levanto para viver; eu ferirei, e eu sararei. E não há ninguém que possa livrar das minhas mãos.
40 Pois irei levantar a minha mão aos céus, jurarei pela minha destra, dizendo: Vivo eu para sempre.
41 Porquanto afiarei a minha espada como um relâmpago, e a minha mão manterá o julgamento; darei juízo aos meus inimigos e retribuirei aos que me odeiam;
42 farei as minhas armas embebedarem-se com sangue e a minha espada devorará carne. Irá, ela, empanturrar-se com o sangue dos feridos, com a captura das cabeças de seus inimigos, que dominam sobre eles.
43 Alegrai-vos, ó céus, com ele, e todos os anjos de Deus o adorem; alegrai-vos, gentios, com o seu povo, e que todos os filhos de Deus se fortaleçam nele, porque vingará o sangue dos seus filhos. Ele tomará vingança e retornará justiça aos seus inimigos; recompensará aos que o odeiam. Então o Senhor irá purificar a terra de seu povo.
44 Moisés escreveu este cântico, naquele dia, ensinando-o aos filhos de Israel. E Moisés foi e falou todas as palavras desta lei aos ouvidos do povo, ele e Josué, filho de Num.
45 Então Moisés acabou de falar a todo o Israel,
46 e disse-lhes: Prestai atenção, com o vosso coração, em todas estas palavras que eu vos testifico neste dia, as quais devereis ordenar aos vossos filhos a fim de observar e cumprir, todas as palavras desta lei.
47 Porque esta não é para vós uma palavra vã, pois é a vossa vida, e mediante esta palavra devereis viver por muito tempo, sobre a terra para a qual atravessais o Jordão a fim de herdá-la.
48 E o Senhor falou a Moisés, neste dia, dizendo-lhe:
49 Sobe ao monte Abarim, esse monte Nebo que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, a qual eu dou aos filhos de Israel;
50 e morre no monte ao qual irás subir, sendo adicionado ao teu povo, assim como Arão, teu irmão, morreu no monte Or e foi adicionado ao seu povo.
51 Porquanto desobedecestes a minha palavra no meio dos filhos de Israel, junto às águas da contenda de Cades, no deserto de Zim; pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel.
52 Verás a terra diante de ti, todavia não entrarás nela.

Nenhum comentário: