INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 3

1 Voltamo-nos, e fomos pelo caminho que conduz à Basã. Então Ogue, rei de Basã, saiu ao nosso encontro, ele e todo o seu povo, à peleja em Edrei.
2 Mas o Senhor me disse: Não o temas, porquanto eu o entreguei, a ele e a todo o seu povo, e a toda a sua terra, em tuas mãos; e farás a ele como fizeste a Seom, rei dos amorreus que habitavam em Hesbom.
3 Então o Senhor nosso Deus o entregou nas nossas mãos, ao próprio Ogue, rei de Basã, e a todo o seu povo; e o ferimos até não deixamos restar nenhum de sua descendência.
4 Conquistamos todas as suas cidades, naquele tempo. Não houve uma única cidade que não tomássemos deles: sessenta cidades em todo o país ao redor de Argobe, pertencentes ao rei Ogue, em Basã;
5 todas cidades fortes, de muros altos, com portões e trancas, além das muitas cidades dos ferezeus.
6 Nós os destruímos completamente. Da mesma forma como lidamos com Seom, rei de Hesbom, assim destruímos completamente a todas as cidades, uma após a outra, e as mulheres com as crianças,
7 e a todo o gado; e tomamos para nós, por presa, o despojo das cidades.
8 Tomamos, naquele tempo, a terra das mãos daqueles dois reis dos amorreus que estavam além do Jordão, a qual se estende desde o ribeiro do Arnom até o Hermom
9 (os fenícios chamam de Siriom ao Hermom, mas os amorreus o chamam de Senir);
10 todas as cidades de Misor e toda Gileade, e todo o Basã até Salcá e Edrei, cidades do reino de Ogue, em Basã.
11 Porquanto somente Ogue, rei de Basã, restara dos refains. A sua cama, uma cama de ferro, eis que ela está na principal cidade dos filhos de Amom. Seu comprimento é de nove côvados e a sua largura de quatro côvados, segundo o côvado de um homem.
12 Herdamos essa terra, naquele tempo, desde Aroer, que está à beira da torrente do Arnom, e a metade do monte de Gileade. E dei as suas cidades a Rúben e a Gade.
13 O resto de Gileade, e todo o Basã, o reino de Ogue, dei-os à meia tribo de Manassés, e todo o país ao redor de Argobe, com toda Basã (esta deve ser considerada terra dos refains).
14 Jair, filho de Manassés, tomou todo o país ao redor de Argobe, até a fronteira dos gesuritas e maacatitas; e ele o chamou pelo seu nome, Basã Havote-Jair, até este dia.
15 A Maquir dei Gileade;
16 a Rúben e a Gade dei a terra em Gileade, até o ribeiro de Arnom, da borda do ribeiro e até o Jaboque. Este ribeiro é a fronteira para os filhos de Amom.
17 A Arabá e o Jordão são os seus limites, de Quinerete até o mar da Arabá, o mar de sal em Asedote Pisga, para o leste.
18 E vos ordenei, naquele tempo, dizendo: O Senhor vosso Deus vos deu esta terra por lotes. Armai-vos, todo aquele que é poderoso, e ide adiante de vossos irmãos, os filhos de Israel.
19 Tão somente vossas esposas e filhos, e o vosso gado (pois eu sei que tendes muito gado), habitem nas cidades que vos dei,
20 até que o Senhor vosso Deus dê descanso aos vossos irmãos, como ele tem dado a vós; e eles também herdarão a terra que o Senhor nosso Deus lhes dá no outro lado do Jordão. Então voltareis cada um à sua herança a qual eu vos dei.
21 Ordenei a Josué naquele tempo, dizendo: Os teus olhos viram todas as coisas que o Senhor nosso Deus fez a esses dois reis. Assim fará o Senhor nosso Deus a todos os reinos contra os quais atravessarás, mais adiante.
22 Não devereis temê-los, porque o Senhor nosso Deus, ele mesmo, pelejará por vós.
23 E roguei ao Senhor, naquele tempo, dizendo:
24 Senhor Deus, começaste a mostrar ao teu servo a tua força e o teu poder, a tua mão poderosa e o teu alto braço. Pois que Deus há no céu ou na terra que poderá fazer como tu tens feito, e de acordo com o teu poder?
25 Irei, portanto, examinar e ver essa boa terra que está além do Jordão, essa boa terra montanhosa, e o Antilíbano.
26 Contudo o Senhor, por vossa causa, não me levou em conta e não deu ouvidos para mim. E o Senhor me disse: Basta-te, não me fales mais nesse assunto.
27 Vai até o topo da rocha escavada e olha com os teus olhos para o oeste, para o norte, para o sul e para o oriente; e vê com os teus olhos. Pois não passarás este Jordão.
28 Dá ordens a Josué e fortalece-o, encorajando-o, pois ele deverá ir diante da face deste povo a fim de dar-lhes-á a herança de toda a terra que viste.
29 E habitamos no vale, perto de Bete-Peor.

Nenhum comentário: