INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 27

1 Então Moisés e os anciãos de Israel ordenaram, dizendo: Guardai todos estes mandamentos, tudo o que eu hoje vos ordeno.
2 E sucederá, no dia em que atravessares o Jordão para entrar na terra que o Senhor teu Deus te dá, que haverás de levantar para ti grandes pedras, e as fixarás com argamassa.
3 Escreverás sobre estas pedras todas as palavras desta lei, assim que tiveres atravessado o Jordão, quando entrares na terra que o Senhor, Deus de teus pais, te dá; terra que mana leite e mel, de acordo com o que o Senhor, Deus de teus pais, te disse.
4 Será que assim que tiveres passado o Jordão levantarás essas pedras no monte Ebal, o que eu hoje te ordeno, e as fixarás com argamassa.
5 E irás construir ali um altar ao Senhor, teu Deus, um altar de pedras; não levantarás ferro sobre ele.
6 De pedras inteiras edificarás um altar ao Senhor, teu Deus. E oferecerás em cima dele holocaustos ao Senhor, teu Deus.
7 Sacrificarás ali uma oferta de paz. Comerás e serás preenchido, e regozijar-te-ás perante o Senhor, teu Deus.
8 E escreverás sobre as pedras toda esta lei, mui nitidamente.
9 Então Moisés e os sacerdotes levitas falaram a todo o Israel, dizendo: Permanece em silêncio e ouve, ó Israel: Neste dia tu te tornaste um povo para o Senhor, teu Deus.
10 Obedecerás à voz do Senhor, teu Deus, e cumprirás todos os seus mandamentos e as suas ordenanças, tudo quanto eu, hoje, te ordeno.
11 E Moisés deu ordem ao povo, naquele dia, dizendo:
12 Estes são os que deverão dispor-se para abençoar o povo sobre o monte Gerizim, tendo passado o Jordão: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim.
13 E estes estarão sobre o monte Ebal para amaldiçoar: Rúben, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali.
14 E os levitas deverão responder dizendo a todo o Israel em alta voz:
15 Seja amaldiçoado o homem que faz qualquer imagem esculpida ou fundida, uma abominação ao Senhor, obra das mãos de artesãos, colocando-a em um lugar secreto. E todo o povo, respondendo, dirá: Assim seja!
16 Seja amaldiçoado o homem que desonra a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Assim seja!
17 Seja amaldiçoado aquele que remove os marcos do seu próximo. E todo o povo dirá: Assim seja!
18 Seja amaldiçoado aquele que faz o cego vagar pelo caminho. E todo o povo dirá: Assim seja!
19 Seja amaldiçoado aquele que perverte o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: Assim seja!
20 Seja amaldiçoado aquele que se deita com a mulher de seu pai; porquanto, terá levantado a cobertura de seu pai. E todo o povo dirá: Assim seja!
21 Seja amaldiçoado aquele que se deita com algum animal. E todo o povo dirá: Assim seja!
22 Seja amaldiçoado aquele que se deita com a sua irmã, filha de seu pai ou de sua mãe. E todo o povo dirá: Assim seja!
23 Seja amaldiçoado aquele que se deita com a sua nora. E todo o povo dirá: Assim seja! Seja amaldiçoado aquele que se deita com a irmã de sua esposa. E todo o povo dirá: Assim seja!
24 Seja amaldiçoado aquele que fere ao seu próximo em oculto. E todo o povo dirá: Assim seja!
25 Seja amaldiçoado aquele que aceita suborno para matar um homem inocente. E todo o povo dirá: Assim seja!
26 Seja amaldiçoado cada homem que não permanece em todas as palavras desta lei para cumpri-las. E todo o povo dirá: Assim seja!

Nenhum comentário: