INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 23

1 O que é fraturado ou mutilado em suas partes íntimas não entrará na assembleia do Senhor.
2 Aquele que nasce de uma meretriz não entrará na assembleia do Senhor.
3 Amonita ou moabita não entrará na assembleia do Senhor; nem na décima geração ele entrará na assembleia do Senhor, e para sempre;
4 porquanto não foram ao vosso encontro com pão e água pelo caminho, quando saístes do Egito; e porque alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, da Mesopotâmia, para te amaldiçoar.
5 Mas o Senhor, teu Deus, não quis ouvir a Balaão; e o Senhor teu Deus mudou a maldição em bênção. Porquanto o Senhor, teu Deus, te amava.
6 Não falarás pacificamente ou vantajosamente com eles por todos os teus dias, para sempre.
7 Não aborrecerás um edomita, pois é teu irmão. Não abominarás o egípcio, pois estrangeiro foste na sua terra.
8 Se filhos lhes nascerem, na terceira geração entrarão na assembleia do Senhor.
9 Se avançares para te enfrentares com os teus inimigos, então, tu te guardarás de toda coisa má.
10 Se, por acaso, houver em ti um homem que não estiver limpo por causa da sua emissão noturna, ele sairá para fora do acampamento, e não entrará nele.
11 Ao entardecer ele deverá lavar o seu corpo com água, e quando o sol se tiver posto deverá ir para o acampamento.
12 Terás um lugar fora do acampamento, e para lá sairás.
13 Deverás ter uma espátula no teu cinto, e será que, quando fores aliviar-te fora, escavarás com ela e puxarás de volta a terra, cobrindo com ela o teu excremento.
14 Porque o Senhor, teu Deus, anda no teu acampamento para livrar-te e entregar o teu inimigo diante de ti. O teu acampamento será santo, e não deverá aparecer em ti uma coisa vergonhosa, de forma que ele se desviaria de ti .
15 Não entregarás um servo ao seu senhor, todo aquele que, vindo de seu senhor, se une a ti.
16 Ele habitará contigo. Deverá habitar entre vós, onde se agradar; tu não o afligirás.
17 Não haverá uma meretriz entre as filhas de Israel, nem deverá existir um que pratique a fornicação entre os filhos de Israel. Não haverá uma prostituta ritual entre as filhas de Israel, nem deverá existir uma pessoa iniciada no meio dos filhos de Israel.
18 Não trarás o aluguel de uma prostituta nem o preço de um cão para a casa do Senhor teu Deus, por qualquer voto. Porque são ambos, igualmente, abomináveis ao Senhor teu Deus.
19 Não irás emprestar a teu irmão com usura de prata, ou de alimento, ou de qualquer coisa que possas emprestar.
20 Poderás emprestar com usura a um estranho, porém ao teu irmão não emprestarás com usura; para que o Senhor teu Deus te abençoe em todas as tuas obras sobre a terra em que estás entrando para possuí-la.
21 Se votares um voto ao Senhor teu Deus, não te demorarás em pagar-lhe; porque o Senhor, teu Deus, certamente o requererá de ti, e, em caso contrário, haveria pecado em ti.
22 Contudo, se estiveres indisposto ao voto, não haverá pecado em ti.
23 Observarás as palavras que procedem dos teus lábios, e, da maneira como prometeste uma oferta para o Senhor Deus assim farás, conforme falaste com a tua boca.
24 Se fores para a vinha do teu próximo comerás uvas suficientes para satisfazer o teu desejo; entretanto, não poderás colocá-las em um vaso.
25 Se fores para o campo de cereal do teu próximo, então irás reunir as espigas com as tuas mãos; mas não poderás colocar a foice no cereal do teu próximo.

Nenhum comentário: