INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 22

1 Quando vires o bezerro de teu irmão, ou a sua ovelha, perdidos no caminho não deverás ignorá-los; tu irás, certamente, conduzi-los de volta ao teu irmão, e os restaurarás a ele. 
2 Se o teu irmão não estiver perto de ti e, verdadeiramente, não o conheceres, tu os levarás para o interior de tua casa. Deverão ficar contigo até que o teu irmão venha procurá-los; e, então, irás restaurá-los a ele. 
3 Assim deverás fazer com o seu jumento, e assim deverás fazer com a sua roupa. Assim farás com toda coisa que teu irmão tenha perdido. Tudo o que tiver sido perdido por ele e vieres a encontrar não poderás ignorar. 
4 Não contemplarás o jumento do teu irmão, ou o seu bezerro, caídos no caminho; não deverás ignorá-los. Tu, certamente, o ajudarás a levantá-los. 
5 A roupa de um homem não deverá estar em uma mulher, nem deverá o homem colocar um vestido de mulher, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor, teu Deus. 
6 Se vieres a encontrar um passarinho diante de ti, no caminho, em qualquer árvore ou na terra, um filhote ou ovos, e a mãe estiver cuidando o filhote ou os ovos, não tomarás a mãe com o filhote. 
7 Deixarás, certamente, a mãe ir embora, mas tomarás para ti o filhote, a fim de que possa ir tudo bem contigo, e para que possas viver por muito tempo. 
8 Se vieres a construir uma casa nova, far-lhe-ás um parapeito. Desta forma, não trarás a culpa de sangue sobre a tua casa, se alguém, de qualquer maneira, vier a cair dela. 
9 Não semearás a tua vinha com sementes diversas, a fim de que o seu fruto não seja dedicado, assim como o de qualquer semente que venhas a semear, com o fruto da tua vinha. 
10 Não puxarás o arado com um boi e um jumento, ao mesmo tempo. 
11 Não usarás uma roupa misturada, de lã e linho, juntamente. 
12 Farás franjas nas quatro bordas de tuas vestes, em qualquer tecido que estiveres vestindo. 
13 Se alguém tomar uma esposa, vindo a morar com ela, e detestá-la, 
14 anexando-lhe palavras de reprovação a fim de trazer contra ela um nome ruim, dizendo: Tomei esta mulher e, quando cheguei-me a ela, não encontrei nela os sinais da sua virgindade; 
15 Então o pai e a mãe da moça deverão tomar e trazer para fora os sinais da virgindade da moça, aos anciãos da cidade, no portão. 
16 E o pai da moça dirá aos anciãos: Dei minha filha a este homem para ser sua mulher; 
17 porém, agora, ele a tem detestado, e anexa a ela palavras de reprovação, dizendo: Não tenho encontrado os sinais de virgindade na tua filha. Todavia, estes são os sinais da virgindade de minha filha; e desdobrarão a roupa diante dos anciãos da cidade. 
18 Então os anciãos daquela cidade tomarão aquele homem e castigá-lo-ão, 
19 e multá-lo-ão em cem siclos, entregando-os ao pai da moça; porquanto trouxe um mau nome contra uma virgem de Israel. E ela será sua mulher. Não lhe será permitido, nunca, repudiá-la. 
20 Contudo, se o que foi relatado é verdadeiro, e os sinais da virgindade não puderem ser encontrados para a moça, 
21 então eles deverão levá-la para as portas da casa de seu pai, e a apedrejarão com pedras; e ela morrerá. Porquanto tem feito loucura entre os filhos de Israel, por profanar a casa de seu pai, prostituindo-se. Desta forma, removerás o mal do meio de ti. 
22 Se um homem for encontrado deitado junto de uma mulher casada com outro homem, deverás matar os dois, o homem que se deitou com a mulher e a própria mulher; desta forma, removerás o maligno para fora de Israel. 
23 Se houver uma moça jovem desposada com um homem, e um outro homem a tiver encontrado na cidade, ficando com ela, 
24 trarás ambos para fora da porta de sua cidade; e deverão ser apedrejados e morrer. A moça, porque não gritou na cidade; e o homem, porque humilhou a esposa de seu vizinho. Desta forma, removerás o maligno do meio de ti. 
25 Contudo, se um homem encontrar no campo uma moça que é desposada e vier a forçá-la, deitando-se com ela, matarás somente o homem que se deitou com a moça. 
26 Contudo a moça não tem cometido um pecado digno de morte. Como um homem que se levanta contra seu vizinho e o mata, da mesma forma é neste caso; 
27 porque ele a encontrou no campo. A moça desposada gritou, mas não havia ninguém para ajudá-la. 
28 Se alguém encontrar uma jovem virgem, que não tenha sido prometida, e vier a forçá-la, deitando-se com ela, e ser descoberto,
29 o homem que se deitou com a moça dará ao seu pai cinquenta didracmas de prata; e ela deverá ser sua esposa. Porquanto a tem humilhado. Nunca lhe será permitido repudiá-la. 
30 Um homem não deverá tomar a mulher de seu pai, e não levantará a roupa de seu pai.

Nenhum comentário: