INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 21

1 Se alguém for encontrado morto pela espada na terra que o Senhor teu Deus te dá para herdar, havendo caído no campo, e não souberem quem o feriu, 
2 os teus anciãos e juízes aproximar-se-ão, e deverão medir as distâncias até as cidades ao redor do homem morto. 
3 E será que da cidade que estiver mais próxima do homem assassinado os anciãos da mesma tomarão uma novilha da manada, que não tiver ainda trabalhado e que não tenha ainda carregado um jugo. 
4 Os anciãos daquela cidade trarão a novilha a um vale áspero, o qual não foi ainda lavrado e não está semeado; e matarão a novilha naquele vale. 
5 Os levitas sacerdotes deverão vir, porque o Senhor Deus os escolheu para ficarem do seu lado e abençoar em seu nome, e por sua sentença toda demanda e todo golpe serão decididos. 
6 Todos os anciãos da mesma cidade, a qual está próxima ao homem morto, lavarão as mãos sobre a cabeça da novilha que foi morta no vale, 
7 e deverão protestar, dizendo: Nossas mãos não derramaram este sangue, e os nossos olhos não o viram. 
8 Sede misericordioso para com o teu povo Israel que remiste, ó Senhor, a fim de que o sangue inocente não possa ser cobrado sobre o teu povo Israel! E o sangue deverá ser expiado para eles. 
9 Assim, tirarás o sangue inocente para fora do meio de ti, se vieres a fazer o que é bom e agradável perante o Senhor, teu Deus. 
10 Quando saíres para a guerra contra os teus inimigos, se o Senhor teu Deus vier a entregá-los nas tuas mãos e tomares o seu espólio, 
11 se enxergares dentre esses uma mulher de belo rosto e vieres a desejá-la, e a tomares para ti como uma esposa, 
12 trazendo-a para dentro da tua casa, então tu rasparás a sua cabeça e cortarás as suas unhas, 
13 e tirarás as suas vestes de cativeiro. Ela habitará em tua casa e chorará a seu pai e a sua mãe durante os dias de um mês. Depois disso, tu a tomarás e morarás com ela, e será tua mulher. 
14 E será que se não te agradares dela deverás despedi-la, livre; contudo ela não poderá, por qualquer meio, ser vendida por dinheiro; não a tratarás com desdém, porquanto a terás humilhado. 
15 Se um homem tiver duas mulheres, uma delas amada e desprezada a outra, e tanto a amada quanto a desprezada lhe tiverem dado filhos, sendo o filho da desprezada o primogênito,
16 então será que quando ele repartir a herança de seus bens aos filhos, não lhe será permitido dar o direito do primogênito ao filho da amada, menosprezando o filho da desprezada, que é o primogênito. 
17 Entretanto, ele deverá reconhecer o primogênito da desprezada a fim de dar a ele o dobro de todas as coisas que vierem a ser encontradas consigo; porque é o primeiro de seus filhos, e a ele pertence o direito de primogenitura. 
18 Se alguém tem um filho desobediente e contencioso, que não escuta a voz de seu pai e a de sua mãe, e eles vierem a corrigi-lo, porém não lhes der ouvidos; 
19 então o seu pai e a sua mãe apanhá-lo-ão e o levarão diante dos anciãos da sua cidade, para o portão do local. 
20 E dirão aos homens da sua cidade: Este nosso filho é desobediente e contencioso, não ouve a nossa voz, sendo um folião e beberrão. 
21 Então os homens da sua cidade o apedrejarão, e deverá morrer. Desta forma, removerás o maligno de ti, e os restantes irão ouvir e temer. 
22 Se houver pecado em qualquer um e o julgamento da morte estiver sobre ele, vindo a ser condenado à morrer, e o pendurares em um madeiro, 
23 o seu corpo não permanecerá toda a noite no madeiro; no entanto, tu, certamente, irás enterrá-lo naquele mesmo dia. Pois todo aquele que for pendurado em um madeiro é amaldiçoado por Deus, e não deverás, de forma alguma, contaminar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança.

Nenhum comentário: