INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 20

1 Se fores à guerra contra teus inimigos e avistares cavalo e cavaleiro, e um povo mais numeroso do que tu, não deverás ter medo deles, porque o Senhor teu Deus é contigo, aquele que te tirou para fora da terra do Egito. 
2 E virá a acontecer, sempre que estiveres próximo de entrar em uma batalha, que o sacerdote apresentar-se-á e falará ao povo, e lhe dirá: 
3 Ouve, ó Israel, vós estais indo hoje para a batalha contra os vossos inimigos. Não deixeis que o vosso coração desanime; não temais nem sejais confundidos, nem desviai-vos de diante deles. 
4 Porque é o Senhor, vosso Deus, que avança convosco, a fim de lutar convosco contra os vossos inimigos e para salvar-vos. 
5 E os escribas deverão falar ao povo, dizendo: Quem é o homem que construiu uma casa nova e ainda não a dedicou? Que ele vá e retorne para a sua casa, a fim de que não morra na guerra e outro a dedique. 
6 E quem é o homem que plantou uma vinha e ainda não se alegrou com ela? Que ele vá e retorne para a sua casa, a fim de que não morra na batalha e um outro homem seja feliz com ela. 
7 E quem é o homem que está desposado com uma mulher e não a tomou ainda? Que ele vá e retorne para a sua casa, a fim de que não morra na peleja e algum outro homem a receba. 
8 Os escribas deverão falar ao povo, dizendo: Qual é o homem que teme e é covarde em seu coração? Que ele vá e retorne para a sua casa, a fim de que não faça o coração de seu irmão falhar, tal como o seu próprio. 
9 E sucederá, então, quando os escribas tiverem terminado de falar ao povo, que eles deverão nomear generais do exército para serem líderes deles. 
10 Quando te aproximares de uma cidade a fim de conquistá-la pela guerra, chamai-os, então, pacificamente, para fora. 
11 Se, em seguida, eles vierem a responder-te em paz, abrindo as portas para ti, será que todas as pessoas que se encontrarem nela serão tributárias e sujeitas a ti. 
12 Contudo, se eles não te derem ouvidos, e fizerem a guerra contra ti, tu investirás contra ela; 
13 quando o Senhor teu Deus a entregar nas tuas mãos ferirás a todos os seus homens com o fio da espada. 
14 Todavia, as mulheres e as coisas, todo o gado e tudo o que houver na cidade, e todos os seus despojos, tomarás como saque para ti; e comerás os despojos de teus inimigos, os quais o Senhor, teu Deus, te dá. 
15 Assim deverás fazer para todas as cidades que estão muito longe de ti, não sendo das cidades destas nações que o Senhor teu Deus te dá a fim de herdar as suas terras. 
16 Destas, não devereis tirar coisa alguma viva. 
17 Porém vós ireis, certamente, amaldiçoá-los: aos heteus, aos amorreus, aos cananeus, aos ferezeus, aos heveus, aos jebuseus e aos girgaseus, conforme o Senhor, teu Deus, te ordenou, 
18 para que não venham a ensinar-te a praticar todas as suas abominações, as quais eles fizeram para seus deuses; e, assim, irieis pecar diante do Senhor, vosso Deus. 
19 Se vieres a sitiar uma cidade durante muitos dias a fim de prevalecer contra ela pela guerra, para tomá-la, tu não destruirás as suas árvores através da aplicação de um instrumento de ferro contra elas, porquanto deverás alimentar-te delas. Não as cortarás. É, porventura, a árvore que está no campo um homem, para entrar diante de ti no trabalho do cerco? 
20 Contudo, a árvore que sabes não ser frutífera, a esta destruirás e cortarás; e irás construir um baluarte contra a cidade, a qual faz guerra contra ti, até que ela te seja entregue.

Nenhum comentário: