INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 19

1 Quando o Senhor teu Deus tiver destruído as nações as quais ele te dá juntamente com a terra, e tu as herdares, e habitares nas suas cidades e nas suas casas, 
2 irás, então, separar para ti três cidades no meio da tua terra que o Senhor, teu Deus, te dá. 
3 Farás um levantamento dos teus caminhos e dividirás os limites da tua terra, que o Senhor teu Deus te dá, em três partes; e nelas deverá haver um refúgio para todos os homicidas. 
4 Esta será a ordenança com respeito ao homicida, que irá fugir para lá e viverá, todo aquele que tiver ferido o seu próximo não intencionalmente (uma vez que não o odiava anteriormente): 
5 todo aquele que entrar com o seu próximo no bosque para cortar madeira, se a mão daquele que corta a madeira com o machado vier a ser movida com força e a cabeça do machado, saindo do cabo, vier a cair sobre o seu próximo e ele morrer, deverá, então, fugir para uma dessas cidades, e viverá; 
6 a fim de que o vingador do sangue não persiga o assassino (pois o seu coração está quente), e o alcance se o caminho for muito longo, e o mate, embora não haja para este homem nenhuma sentença de morte, pois não odiava anteriormente o seu próximo. 
7 Portanto, eu te ordeno, dizendo: Deverás separar para ti três cidades. 
8 Se o Senhor vier a ampliar os teus termos, assim como jurou a teus pais, e ele te der toda a terra que prometeu dar a teus pais; 
9 e se vieres a estar atento para cumprir todos estes mandamentos dos quais eu te encarrego neste dia, para amar o Senhor teu Deus e a fim de andares nos seus caminhos continuamente, acrescentarás ainda para ti três cidades, além dessas três. 
10 Então o sangue inocente não deverá ser derramado na terra que o Senhor, teu Deus, te dá a herdar; e não haverá em ti um culpado de sangue. 
11 Entretanto, se houver no meio de ti um homem que odeia o seu vizinho, preparando-lhe uma emboscada, levantando-se contra ele e ferindo-o de forma que morra, vindo ele a fugir para uma dessas cidades, 
12 então os anciãos da sua cidade mandarão buscá-lo e levá-lo-ão dali, entregando-o nas mãos dos vingadores do sangue. E ele morrerá. 
13 O teu olho não deverá poupá-lo. Dessa forma purgarás o sangue inocente de Israel, e tudo irá bem contigo.
14 Não moverás os marcos do teu próximo, os quais teus pais definiram na herança, e pelos quais tu tens obtido uma porção na terra que o Senhor teu Deus te dá para a possuíres. 
15 Uma só testemunha não se levantará com o fim de depor contra alguém por qualquer iniquidade ou por qualquer falta, seja qual for o pecado que possa ter cometido; pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra será estabelecida. 
16 Se uma testemunha injusta se levantar contra um homem, alegando iniquidade contra ele, 
17 então os dois homens entre as quais a controvérsia existe apresentar-se-ão diante do Senhor e dos sacerdotes, e diante dos juízes, os quais possam existir naqueles dias. 
18 Logo, os juízes irão fazer um inquérito, diligente; e eis que se uma testemunha injusta tem dado falso testemunho, havendo se levantado contra o seu irmão, 
19 farás a ele como perversamente concebeu para fazer contra o seu irmão. E removerás o mal do meio de ti. 
20 Os restantes irão ouvir e temerão, e nunca mais irão fazer de acordo com essa coisa maligna, no meio de vós. 
21 O teu olho não o poupará: exigirás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.

Nenhum comentário: