INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 16

1 Guardarás o mês do cereal novo, e sacrificarás a Páscoa ao Senhor teu Deus; porque no mês do cereal novo tu saístes para fora do Egito, durante a noite. 
2 Sacrificarás a Páscoa ao Senhor teu Deus, ovelhas e bois, no lugar que o Senhor teu Deus escolher para ter o seu nome invocado sobre ele. 
3 Não comerás o fermento com ela. Sete dias comerás pães ázimos, o pão da aflição, porquanto saíste do Egito às pressas; para que te lembres do dia de tua saída para fora da terra do Egito durante todos os dias de tua vida. 
4 O fermento não deverá ser visto contigo em todos os teus limites por sete dias, e nada deverá ser deixado da carne que irás sacrificar na tardinha do primeiro dia, até à manhã. 
5 Não terás o poder de sacrificar a Páscoa em qualquer uma das cidades que o Senhor teu Deus te dá; 
6 porém, no lugar que o Senhor teu Deus escolher para ter seu nome invocado ali, sacrificarás a Páscoa à tardinha, ao pôr do sol, no momento em que saíste para fora do Egito. 
7 Tu a ferverás, assarás e comerás no local que o Senhor teu Deus escolher; e retornarás pela manhã, indo para a tua casa. 
8 Seis dias comerás pães ázimos, e no sétimo dia é um feriado, uma festa ao Senhor teu Deus. Não farás nele nenhum trabalho, salvo aquele que deve ser feito por qualquer um. 
9 Sete semanas contarás para ti. Quando principiares a colocar a foice no cereal, tu começarás a contar o número das sete semanas. 
10 E manterás a Festa das Semanas ao Senhor, teu Deus, de acordo com o poder que a tua mão tiver sobre tantas coisas quantas o Senhor teu Deus te dará. 
11 Alegrar-te-ás perante o Senhor teu Deus, tu, teu filho e a tua filha, teu servo e a tua serva, e o levita, o estrangeiro, o órfão e a viúva que moram no meio de ti, em qualquer lugar que o Senhor teu Deus escolher a fim de que o seu nome seja invocado lá. 
12 Lembrar-te-ás de que foste servo na terra do Egito, e observarás e cumprirás esses mandamentos. 
13 Guardarás para ti a Festa dos Tabernáculos por sete dias, quando tiveres recolhido a tua produção da tua eira e do teu lagar, 
14 e te alegrarás na tua festa, tu, teu filho e a tua filha, teu servo e a tua serva, e o levita, o estrangeiro, o órfão e a viúva que estão em tuas cidades. 
15 Por sete dias irás manter uma festa ao Senhor, teu Deus, no lugar que o Senhor teu Deus escolher para si mesmo. Quando o Senhor teu Deus te abençoar em todos os teus frutos e em toda a obra das tuas mãos, então tu te alegrarás. 
16 Três vezes no ano todos os teus do sexo masculino aparecerão perante o Senhor teu Deus, no lugar que o Senhor escolher, na Festa dos Pães Ázimos, na Festa das Semanas e na Festa dos Tabernáculos. Não comparecerás perante o Senhor, teu Deus, vazio;
17 cada um comparecerá segundo a sua capacidade, segundo a bênção do Senhor teu Deus, que ele te der. 
18 Designarás para ti juízes e oficiais nas tuas cidades que o Senhor, teu Deus, te dá em tuas tribos, a fim de que julguem o povo com juízo justo. 
19 Não deverão, eles, torcer o juízo, nem favorecer pessoas, nem receber presentes. Pois os presentes cegam os olhos dos sábios e pervertem as palavras dos justos. 
20 De forma justa buscarás a justiça, a fim de que vivas e entres para herdar a terra que o Senhor teu Deus te dá. 
21 Não plantarás para ti um bosque. Não deverás plantar para ti qualquer árvore junto ao altar do teu Deus. 
22 Não levantarás para ti um pilar, coisa que o Senhor, teu Deus, odeia.

Nenhum comentário: