INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 11

1 Portanto, amarás o Senhor teu Deus e observarás o que ele mandou observar, e as suas ordenanças, os seus mandamentos e os seus juízos, para sempre.
2 Considerai, neste dia, pois eu não falo com vossos filhos que não conheceram nem viram a disciplina do Senhor vosso Deus, as suas obras, a sua mão forte, o seu braço elevado,
3 os seus milagres e as suas maravilhas que operou no meio do Egito em Faraó, rei do Egito, e em toda a sua terra;
4 e o que ele fez para o exército dos egípcios, para os seus carros, a sua cavalaria e as suas tropas; o modo como fez as águas do Mar Vermelho encobrirem o rosto deles quando vos perseguiam. Pois o Senhor os destruiu, até hoje;
5 e todas as coisas que ele fez convosco no deserto, até que chegastes a este lugar;
6 e todas as coisas que ele fez a Datã e a Abirão, os filhos de Eliabe, filho de Rúben, a quem a terra, abrindo a sua boca, engoliu com as suas casas e as suas tendas, e com todas as suas coisas que estavam com eles, no meio de todo o Israel.
7 Pois os vossos olhos têm visto todas as maravilhas do Senhor, que ele operou entre vós, neste dia.
8 Guardareis todos os seus mandamentos, tantos quantos eu hoje te ordeno, para que possais viver e serdes multiplicados, e para que possais entrar e herdar a terra para a qual ides através do Jordão, a fim de herdá-la;
9 para que possais viver por muito tempo sobre a terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes e à sua descendência depois deles, uma terra que mana leite e mel.
10 Porque a terra em que entras para herdá-la não é como a terra do Egito, de onde saíste, onde sempre se tem que semear a semente e molhá-la na sua base, como em uma horta.
11 Entretanto, a terra em que entras para herdá-la é uma terra de montanhas e planícies. Ela deverá beber a água da chuva celeste,
12 uma terra que o Senhor teu Deus observa continuamente. Os olhos do Senhor teu Deus estão sobre ela desde o início até o final do ano.
13 Ora, se tu, certamente, ouvires todos os comandos que eu te ordeno neste dia, para amar o Senhor teu Deus e servi-lo com todo o teu coração e com toda a tua alma,
14 então ele irá dar à tua terra a primeira e a última chuva na sua estação, e recolherás o teu grão, o teu vinho e o teu azeite.
15 Ele dará alimento em teus campos para o teu gado. Portanto, quando tiverdes comido e estiverdes saciados,
16 guardai-vos para que o vosso coração não se ensoberbeça, pois ireis transgredir e servir a outros deuses, e adorá-los,
17 para que o Senhor fique irado convosco, restringindo o céu. Então não haverá chuva, e a terra não dará o seu fruto; e, depressa, perecereis de sobre a boa terra que o Senhor vos tem dado.
18 Devereis guardar estas palavras em vosso coração e em vossa alma; atá-las--eis como sinal na vossa mão, e elas deverão estar fixadas diante dos vossos olhos.
19 Ensiná-las-eis a vossos filhos, falando a respeito delas quando estiverdes sentados em casa e quando estiverdes andando pelo caminho, quando vos deitardes e quando vos levantardes.
20 Vós as escrevereis sobre as vergas de vossas casas e nos vossos portões,
21 para que os vossos dias possam ser longos, e também os dias de vossos filhos, na terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes, assim como os dias dos céus sobre a terra.
22 E sucederá, se quiserdes realmente ouvir a todos estes comandos que eu vos ordeno a observar neste dia, para amar o Senhor nosso Deus e andar em todos os seus caminhos, e vos chegardes para perto dele,
23 que, então, o Senhor expulsará todas essas nações de diante de vós; e herdareis grandes e mais fortes nações do que vós.
24 Todo o lugar no qual a sola de vossos pés vier a pisar deverá ser vosso, desde o deserto e o Antilíbano, e desde o grande rio, o rio Eufrates; até tão distante como o mar do oeste se estenderão as vossas fronteiras.
25 Ninguém poderá manter-se diante de vós, porque o Senhor vosso Deus porá o medo e o pavor de vós sobre a face de toda a terra na qual havereis de pisar, conforme ele vos disse.
26 Eis que ponho diante de vós, neste dia, a bênção e a maldição.
27 A bênção se ouvirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, tudo o que eu hoje vos ordeno;
28 e a maldição se não ouvirdes os mandamentos do Senhor nosso Deus, tantos quantos eu hoje vos ordeno, e vos desviardes do caminho pelo qual eu vos tenho mandado andar, indo servir a outros deuses que não conheceis.
29 E sucederá, quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra a qual adentras para herdá-la, que, então, colocarás uma bênção sobre o monte Gerizin, e uma maldição sobre o monte Ebal.
30 Não estão esses, porventura, além do Jordão, para trás, na direção do oeste, na terra de Canaã? no oeste, próximo a Gilgal, junto ao carvalho alto?
31 Porque estais passando o Jordão a fim de entrar e possuir a terra que o Senhor nosso Deus vos dá a herdar para sempre, e nela habitareis.
32 Tomareis cuidado de cumprir todas as suas ordenanças e estes juízos, todos os que eu ponho diante de vós, neste dia.

Nenhum comentário: