INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 10

1 Naquele tempo, o Senhor me disse: Lavra duas placas de pedra como as primeiras e sobe até mim, ao monte; e farás para ti uma arca de madeira.
2 Escreverás nas placas as palavras que estavam nas primeiras placas, as quais quebraste, e as porás na arca.
3 Desta forma, fiz uma arca de tábuas de madeira incorruptível, e cortei placas de pedra como as primeiras. Subi à montanha, e as duas placas estavam na minha mão.
4 Escreveu ele sobre as placas, de acordo com o primeiro escrito, os dez mandamentos que o Senhor falara convosco no monte, do meio do fogo; e o Senhor deu-as para mim.
5 Voltei-me, e desci do monte, colocando as placas na arca que havia feito; e lá ficaram elas, conforme o Senhor me ordenara.
6 Então os filhos de Israel partiram de Beerote dos filhos de Jaacã para Mosera. Ali faleceu Arão, e ali foi sepultado; Eleazar, seu filho, foi feito sacerdote em seu lugar.
7 Dali partiram para Gudgodá, e de Gudgodá para Jotbatá, uma terra onde existem torrentes de água.
8 Naquele tempo, o Senhor separou a tribo de Levi para levar a arca da aliança do Senhor; para estar diante do Senhor, com o fim de ministrar e abençoar em seu nome, até este dia.
9 Portanto, os levitas não têm parte nem herança entre os seus irmãos; o próprio Senhor é a sua herança, como lhes disse.
10 Permaneci no monte quarenta dias e quarenta noites, e o Senhor me ouviu ainda esta vez. E o Senhor não quis destruir-te.
11 Então o Senhor me disse: Vai, fica perante este povo e fá-los entrar e herdar a terra que jurei a seus pais de lhes dar.
12 E agora, Israel, o que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor, teu Deus, que andes nos seus caminhos e o ames, e que sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e com toda a tua alma,
13 para guardar os mandamentos do Senhor, teu Deus, e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, a fim de que tudo possa ir bem contigo?
14 Eis que os céus e os céus dos céus pertencem ao Senhor teu Deus, a terra e todas as coisas que estão nela.
15 Todavia, o Senhor escolheu vossos pais para amá-los, e escolheu a sua descendência depois deles, vós mesmos, além de todas as nações, como se vê neste dia.
16 Vós, pois, devereis circuncidar a dureza do vosso coração, e não mais endurecer o vosso pescoço.
17 Porque o Senhor, vosso Deus, ele é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o grande, forte e terrível Deus que não faz acepção de pessoas, nem por qualquer motivo aceitará um suborno,
18 executando julgamento com respeito ao estrangeiro, ao órfão e à viúva; pois ele ama o estrangeiro para dar-lhe comida e roupa,
19 e vós devereis amar ao estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.
20 Temerás o Senhor teu Deus, e o servirás; apegar-te-ás a ele, e jurarás por seu nome.
21 Ele é o teu orgulho, é o teu Deus, que tem feito no meio de ti essas coisas grandes e gloriosas que os teus olhos têm visto.
22 Com setenta almas teus pais desceram ao Egito, mas o Senhor, teu Deus, fez-te como as estrelas dos céus em multidão.

Nenhum comentário: