INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 1

1 São estas as palavras que Moisés falou a todo o Israel, além do Jordão, no deserto em direção ao oeste, perto do Mar Vermelho, entre Parã, Tofel, Labã, Hazerote e Obras de Ouro.
2 É esta uma viagem de onze dias, de Horebe ao monte Seir, e até Cades-Barnéia.
3 E aconteceu no quadragésimo ano, no décimo primeiro mês, no primeiro dia do mês, que Moisés falou com os filhos de Israel, de acordo com todas as coisas que o Senhor lhe ordenara a respeito deles;
4 depois de ferir a Seom, rei dos amorreus que habitava em Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que habitava em Astarote e em Edrei,
5 além do Jordão, na terra de Moabe, começou Moisés a declarar esta lei, dizendo:
6 O Senhor, vosso Deus, falou-nos em Horebe, dizendo: Basta-vos de ter já habitado por tanto tempo neste monte.
7 Voltai-vos, e parti. Entrai na região montanhosa dos amorreus e ide para todos os que habitam perto da Arabá, para a montanha, a planície e o sul, e para a terra dos cananeus, perto do mar, e para o Antilíbano, até o grande rio, o rio Eufrates.
8 Eis que Deus entregou a terra diante de vós. Entrai e herdai a terra a qual eu jurei a vossos pais, Abraão, Isaque e Jacó, dar-lhes e à sua descendência depois deles.
9 Falei, então, convosco, naquele momento, dizendo: Não serei capaz de, por mim mesmo, levar-vos.
10 O Senhor vosso Deus vos tem multiplicado, e eis que sois hoje como as estrelas dos céus em multidão.
11 O Senhor, Deus de vossos pais, vos aumente mil vezes mais do que já sois, e vos abençoe, conforme ele tem falado convosco.
12 Como poderia eu, sozinho, ser capaz de suportar o vosso trabalho, o vosso fardo e as vossas contendas?
13 Tomai para vós outros homens sábios, inteligentes e prudentes, segundo as vossas tribos; e porei os vossos líderes sobre vós.
14 E a mim respondestes, dizendo: A coisa que nos disseste é boa para se fazer.
15 Então tomei de vós homens sábios, entendidos e prudentes, e os estabeleci para liderarem sobre vós como chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez; e oficiais para serem os vossos juízes.
16 E ordenei a vossos juízes, naquele momento, dizendo: Ouvi as causas entre os vossos irmãos e julgai justamente entre o homem e o seu irmão, e o estrangeiro que está com ele.
17 Não tereis respeito indevido a pessoas no julgamento. Julgareis a grandes e pequenos igualmente. Não vos encolhereis diante da pessoa de um homem, porque o juízo é de Deus; e qualquer questão muito difícil para vós trareis a mim, e irei ouvi-la.
18 E dei-vos encargo, naquele momento, com todos os comandos que haveis de cumprir.
19 Então partimos de Horebe e passamos através daquele deserto grande e terrível, o qual vistes, pelo caminho da montanha dos amorreus, conforme o Senhor nosso Deus nos ordenara; e chegamos em Cades Barnéia.
20 E eu vos disse: Tendes chegado tão distante como a montanha dos amorreus, que o Senhor, nosso Deus, vos dá.
21 Eis que o Senhor, vosso Deus, nos tem entregado o terreno diante de nós. Subi e possuí-o, conforme o Senhor Deus de vossos pais vos disse; não temais nem vos assusteis.
22 E viestes todos a mim, e dissestes: Enviemos homens adiante de nós, e que eles subam para a terra por nós; e que nos tragam de volta um relatório da maneira pela qual devemos subir, e das cidades nas quais devemos entrar.
23 O que foi dito agradou-me, e, então, tomei de vós doze homens, um homem de cada tribo.
24 E eles se voltaram, e subiram a montanha, indo até o vale do Cacho; e o examinaram.
25 Tomaram em suas mãos o fruto da terra e trouxeram-no para vós, dizendo: A terra é boa, a qual o Senhor nosso Deus nos dá.
26 Porém, vós não quisestes subir, e vos rebelastes contra as palavras do Senhor nosso Deus.
27 E murmurastes nas vossas tendas, dizendo: Porquanto o Senhor nos odeia foi que ele nos tirou da terra do Egito, para entregar-nos nas mãos dos amorreus, a fim de destruir-nos.
28 Para onde estamos nós subindo? E vossos irmãos desviaram vossos corações, dizendo: É um país grande e populoso, e mais poderoso do que nós; e há nele cidades grandes e fortificadas até os céus. Além disso, vimos ali os filhos dos gigantes.
29 No entanto, eu vos disse: Não vos atemorizeis, nem tenhais medo deles.
30 O Senhor vosso Deus, que vai adiante de vossa face, irá lutar contra eles juntamente convosco, efetivamente, de acordo com tudo o que ele fez por vós na terra do Egito,
31 assim como neste deserto que vistes pelo caminho da montanha dos amorreus. O Senhor vosso Deus conduziu-vos como a uma criança de peito, da maneira como qualquer homem cuida do seu filho, por todo o caminho no qual tendes andado, até que chegastes a este lugar.
32 E, nesta questão, não acreditastes no Senhor nosso Deus,
33 o qual vai adiante de vós no caminho para escolher-vos um lugar, guiando-vos pelo fogo durante a noite, a mostrar-vos o caminho no qual ides, e por uma nuvem durante o dia.
34 O Senhor ouviu a voz das vossas palavras, e tendo sido extremamente provocado jurou, dizendo:
35 Nenhum desses homens irá ver esta boa terra que jurei dar a seus pais,
36 exceto Calebe, filho de Jefoné; ele a verá. Eu lhe darei a terra para a qual subiu, e para seus filhos, porquanto atendeu às coisas do Senhor.
37 Então o Senhor se indignou contra mim por vossa causa, dizendo: Nem tu, por qualquer meio, entrarás nela.
38 Josué, filho de Num, que está junto de ti, entrará; fortalece-o, pois ele fará herdar a Israel.
39 E cada criança que hoje não conhece o bem ou o mal, essas entrarão, e a elas eu a darei; e a herdarão.
40 Porém, quanto a vós, voltai-vos e marchai para o deserto, no caminho do Mar Vermelho.
41 E respondestes, dizendo: Havemos pecado perante o Senhor, nosso Deus. Levantar-nos-emos e lutaremos, de acordo com tudo o que o Senhor nosso Deus nos ordenou. Tendo apanhado cada um as suas armas de guerra, e estando reunidos, subistes à montanha.
42 E o Senhor me disse: Fala-lhes: Não devereis subir nem lutar, porquanto não estou convosco. Assim, não sereis destruídos diante de vossos inimigos.
43 E eu o disse para vós, todavia não me ouvistes. Transgredistes o mandamento do Senhor e forçastes o vosso caminho, subindo à montanha.
44 Os amorreus que habitavam na montanha saíram ao vosso encontro, e vos perseguiram como abelhas, ferindo-vos de Seir até Herma.
45 Então vos assentastes e chorastes perante o Senhor, nosso Deus; mas o Senhor não deu ouvidos à vossa voz. Não deu ele atenção a vós.
46 E permanecestes em Cades muitos dias, tantos quantos lá habitastes.

Nenhum comentário: