INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 15 de dezembro de 2012

Septuaginta - Josué - Capítulo 21

1 Então os cabeças das casas paternas dos levitas aproximaram-se de Eleazar, o sacerdote, e de Josué, filho de Num, e dos cabeças das famílias das tribos de Israel,
2 e falaram-lhes em Silo, na terra de Canaã, dizendo: O Senhor ordenou pela mão de Moisés que se nos dessem cidades para habitar, e os seus arrabaldes para os nossos animais.
3 Portanto, os filhos de Israel deram aos levitas da sua herança, conforme a ordem do Senhor, as cidades e os seus arrabaldes.
4 Saiu a sorte para as famílias dos coatitas. E aos filhos de Arão, os sacerdotes que eram dos levitas, caíram por sorte, da tribo de Judá, da tribo de Simeão e da tribo de Benjamim, treze cidades.
5 E ao resto dos filhos de Coate caíram por sorte, das famílias da tribo de Efraim, da tribo de Dã e da meia tribo de Manassés, dez cidades.
6 E aos filhos de Gérson caíram por sorte, das famílias da tribo de Issacar, da tribo de Aser, da tribo de Naftali e da meia tribo de Manassés, em Basã, treze cidades.
7 Aos filhos de Merari, pelas suas famílias, caíram por sorte, da tribo de Rúben, da tribo de Gade e da tribo de Zebulom, doze cidades.
8 Os filhos de Israel deram por sorteio aos levitas estas cidades e os seus arrabaldes, conforme o Senhor ordenara, pela mão de Moisés.
9 Da tribo dos filhos de Judá, da tribo dos filhos de Simeão e de parte da tribo dos filhos de Benjamim deram estas cidades, que foram designadas,
10 aos filhos de Arão, sendo estes das famílias dos coatitas, que eram dos filhos de Levi; porquanto a sorte caiu para eles.
11 E deram-lhes Queriate-Arba, a metrópole dos filhos de Anaque, que é Hebrom, na região montanhosa de Judá, e os seus arrabaldes em redor dela.
12 Mas os campos da cidade e as suas aldeias Josué deu para os filhos de Calebe, filho de Jefoné, por sua possessão.
13 E deram aos filhos de Arão Hebrom e os seus arrabaldes, com o fim de ser uma cidade de refúgio para o homicida. E Libna e os seus arrabaldes,
14 Jatir e os seus arrabaldes, Estemoa e os seus arrabaldes,
15 Holom e os seus arrabaldes, Debir e os seus arrabaldes,
16 Aim e os seus arrabaldes, Jutá e os seus arrabaldes, e Bete-Semes e os seus arrabaldes. Nove cidades, dessas duas tribos.
17 E, da tribo de Benjamim, Gibeom e os seus arrabaldes, Geba e os seus arrabaldes,
18 Anatote e os seus arrabaldes, Almom e os seus arrabaldes; quatro cidades.
19 Todas as cidades dos filhos de Arão, os sacerdotes, foram treze cidades.
20 E as famílias dos filhos de Coate, os levitas que ficaram dos filhos de Coate, ganharam as suas cidades sacerdotais:
21 da tribo de Efraim deram-lhes Siquém e os seus arrabaldes para ser uma cidade de refúgio do homicida, Gezer e os seus subúrbios e arrabaldes,
22 Quizbaim e os seus arrabaldes, e Bete-Horom e os seus arrabaldes; quatro cidades.
23 E, da tribo de Dã, Elteque e os seus arrabaldes, Gibetom e os seus arrabaldes,
24 Aijalom e os seus arrabaldes, Gate-Rimom e os seus arrabaldes; quatro cidades.
25 E, da meia tribo de Manassés, Tanaque e os seus arrabaldes, e Gate-Rimom e os seus arrabaldes; duas cidades.
26 Todas as cidades foram dez, com os seus arrabaldes, para as famílias dos filhos de Coate que restaram.
27 Josué deu aos filhos de Gérson, das famílias dos levitas, da outra metade da tribo de Manassés, a fim de serem cidades de refúgio do homicida, Golã, em Basã, e os seus arrabaldes, , e Beesterá e os seus arrabaldes; duas cidades.
28 E, da tribo de Issacar, Quisiom e os seus arrabaldes, Daberate e os seus arrabaldes,
29 Jarmute e os seus arrabaldes, e o poço das Letras e os seus arrabaldes; quatro cidades.
30 E, da tribo de Aser, Misal e os seus arrabaldes, Abdom e os seus arrabaldes,
31 Helcate e os seus arrabaldes, Reobe e os seus arrabaldes; quatro cidades.
32 E, da tribo de Naftali, Quedes, na Galiléia, e os seus arrabaldes, para ser uma cidade de refúgio do homicida, Hamote-Dor e os seus arrabaldes, e Cartã e os seus arrabaldes; três cidades.
33 Todas as cidades dos gersonitas, segundo as suas famílias, foram treze cidades.
34 E para as famílias dos filhos de Merari, dos demais levitas, da tribo de Zebulom, Jocneão e os seus arrabaldes, Cades e os seus arrabaldes,
35 Dimna e os seus arrabaldes; três cidades.
36 E, da tribo de Rúben, além do Jordão, do lado oposto a Jericó, para ser uma cidade de refúgio do homicida, Bezer, no deserto, com Miso e os seus arrabaldes, 
37 Jaza e os seus arrabaldes, Quedemote e os seus arrabaldes, e Mefaate e os seus arrabaldes; quatro cidades.
38 E, da tribo de Gade, Ramote, em Gileade, e os seus arrabaldes, para ser uma cidade de refúgio do homicida, Maanaim e os seus arrabaldes,
39, Hesbom e os seus arrabaldes, e Jazer e os seus arrabaldes; quatro cidades ao todo.
40 Todas estas cidades foram dadas para os filhos de Merari, de acordo com as suas famílias que ainda restavam da tribo dos levitas. Seus limites eram as doze cidades.
41 Todas as cidades dos levitas, no meio da herança dos filhos de Israel, foram quarenta e oito cidades e os seus arrabaldes ao redor; 
42a uma cidade e os seus arrabaldes ao redor, o mesmo para todas elas. 
42b E Josué terminou de dividir a terra em suas fronteiras. 
42c Os filhos de Israel deram, então, uma porção a Josué, por causa daquilo que o Senhor havia ordenado; deram-lhe a cidade que pediu, Timnate-Sera, no monte Efraim. 
42d Josué construiu a cidade e habitou nela. 
42e E tomou Josué as facas de pedra, com as quais circuncidara os filhos de Israel que haviam nascido enquanto estavam em sua jornada no deserto, e as colocou em Timnate-Sera.
43 O Senhor deu a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais, e a possuíram e habitaram nela.
44 E o Senhor deu-lhes repouso em redor, conforme tudo o que jurou a seus pais. E não havia um só homem de todos os seus inimigos diante deles. O Senhor entregou-os todos em suas mãos.
45 Nada falhou de todas as boas coisas que o Senhor prometera à casa de Israel; tudo se cumpriu.

Nenhum comentário: